A Seleção Nacional de Portugal volta a concentrar-se para mais uma ronda de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, onde a turma lusa tem vindo a dominar por completo o seu agrupamento, somando por vitórias os jogos já realizados sob o comando técnico do espanhol Roberto Martínez, selecionador que, ainda assim, não tem tido missão fácil para lidar com as críticas e reparos relativamente às opções para as suas convocatórias.
Se anteriormente muito se disse e escreveu relativamente às chamadas de Renato Sanches, João Félix ou até João Cancelo, em alturas em que não estavam a jogar com regularidade nos clubes, desta feita são as ausências de nomes como Bruma, Pedro Gonçalves, Nuno Santos e até Galeno, jogador nascido no Brasil mas que pode ser internacional por Portugal, já que cumpre os requisitos legais para tal.
Pedro Henriques, antigo jogador português, compreende que cada pessoa pode ter as suas opções para a convocatória mas diz que, no seu caso, acha difícil Paulinho ter espaço na Seleção Nacional.
"Vai sair o Ronaldo para jogar o Paulinho? Não. Vai sair o Gonçalo Ramos para sair o Paulinho? Não. Estamos conversados nessa questão e o Paulinho é um jogador com qualidade", observou Pedro Henriques, em declarações na Sport TV, onde falou da opção do selecionador em chamar Pedro Neto, do Wolves, e deixar o bracarense Bruma e o portista Galeno de fora.
"O Bruma é um jogador de qualidade mas quem é que sai? Eu não consigo tirar ninguém. No meu onze, mais facilmente entrava o Galeno", disse Pedro Henriques.
Para o ex-futebolista, o jogador do FC Porto é um atleta que aporta coisas "com e sem bola" ao FC Porto e poderia fazê-lo na Seleçõa Nacional de Portugal.
"O Galeno é igualmente desequilibrador em relação ao Bruma mas tem uma capacidade de trabalho com bola e sem bola que eu não vejo no Bruma", disse o antigo jogador Pedro Henriques.
"O Galeno é um bocadinho como o Otávio. Diferente e do outro lado do campo", sustentou Pedro Henriques, dizendo ainda que Galeno tem"uma capacidade e qualidade no trabalho defensivo".
"Dos três, talvez o Galeno acho que convocaria", disse Pedro Henriques, enquanto falava da aposta de Roberto Martínez em Pedro Neto, deixando de fora o portista Galeno e o bracarense Bruma.
Portugal vai concentrar-se para os compromissos relativos aos jogos de apuramento para o Europeu, frente a Eslováquia e Bósnia-Herzegovina.