Portugal
"Vai haver dificuldade dos adeptos do Sporting, mas há que respeitar João Mário"
2021-07-22 21:35:00
José Fonte sai em defesa do médio do Benfica e aponta Renato Sanches como "um jogador raro no mundo"

O internacional português José Fonte, que fez formação no Sporting e depois teve uma passagem pelo Benfica, saiu em defesa de João Mário, médio formado nos leões e que neste início de época assinou pelas águias.

Admitindo que ver um 'símbolo' da casa assinar pelo rival "é sempre difícil para o adepto", o central do Lille lembrou que esta "não foi a primeira vez que aconteceu e não será a última", pedindo respeito para com João Mário, que teve de tomar uma decisão face a um "contexto" pessoal.

"Somos profissionais, temos de tomar decisões e tomamos mediante o que é melhor para nós. João Mário decidiu o que é melhor para a vida dele. Há que respeitar, tem de haver mais respeito pelo jogador. Durante os próximos tempos vai haver dificuldade dos adeptos do Sporting, mas temos de ultrapassar", afirmou José Fonte.

"O João Mário é um jogador de excelente qualidade, Jorge Jesus conhece-o como ninguém e daí estar hoje de vermelho. É um craque, só posso desejar-lhe o melhor possível", acrescentou o defesa, aos microfones da Sport TV, antes do jogo de preparação do Lille com o Benfica.

Apesar de representar o campeão de França, José Fonte mantém-se atento ao futebol português, "à parte das polémicas". O central elogiou a época do Sporting e "o trabalho do Rúben Amorim e de toda a estrutura do Sporting".

"Foi bom para o futebol português ter o Sporting campeão", defendeu: "Na nova época espero um FC Porto fortíssimo e o Benfica a equipa de sempre que luta pelo campeonato. Vejo ainda o SC Braga a tentar chegar perto dos três grandes. Prevejo muita competitividade e um campeonato espetacular".

No Lille, José Fonte assistiu ao 'renascimento' de Renato Sanches, que durante o Euro2020 terá despertado a atenção de clubes como Barcelona e Atlético de Madrid.

"O Renato Sanches é um jogador raro no mundo, não há muitos que tenham as qualidades que ele tem. Todos sabem que tem força incrível, potência. É um jogador que taticamente cresceu muito. Atualmente é um jogador completo", afirmou.

"Além de grande jogador e preparado para qualquer equipa no mundo, é um grande profissional, um exemplo para os mais jovens. A mim não me surpreende nada que esteja a ser cobiçado por alguns dos melhores clubes do mundo. Fico triste se o perder, mas contente porque merece mais do que ninguém", completou José Fonte.

O central foi uma das escolhas do selecionador Fernando Santos para o Euro2020, mas acabou por não somar qualquer minuto no torneio. "Enquanto o míster precisar de mim nunca vou dizer não à seleção", garantiU: "Não vou negar que todos querem jogar, se não fosse assim não fazia sentido. É preciso trabalhar, mostrar no clube e depois o míster tomará a decisão".

Um clube, o Lille, onde o internacional português se sente feliz, tendo por isso prolongado o contrato. "Sou acarinhado, apreciam o meu trabalho e é onde me sinto bem. Vamos jogar a Liga dos Campeões e não fazia sentido deixar o campeão de França", concluiu José Fonte.