Portugal
"Uma coisa é estar no Benfica. Na Seleção outros concorrem com Rafa"
2022-11-22 11:50:00
"Há jogadores que se sentem que são donos do lugar, têm um desempenho. Mas quando têm concorrência...", diz Daúto

Rafa Silva renunciou à Seleção Nacional e não está no Campeonato do Mundo. O foco do camisola 27 das águias está nas provas do Benfica que decorrem ao mesmo tempo que a prova da FIFA e há quem entenda que, apesar do alto nível de exibições que tem revelado nesta época, não era seguro que Rafa Silva tivesse igual desempenho ao serviço da equipa das quinas. E, por isso, não entende as criticas que continuam a ser feitas a Fernando Santos pela forma como a carreira de Rafa Silva na Seleção Nacional foi gerida.

"Não sei se o Rafa Silva teria o mesmo comportamento, o mesmo desempenho na Seleção Nacional porque uma coisa é estar no Benfica e na Seleção Nacional há vários outros que concorrem com ele", comentou Daúto Faquirá, treinador de futebol e comentador desportivo, que falava em declarações na CNN Portugal.

O técnico refere que a experiência que tem no futebol permitem sustentar a ideia de que nem sempre a forma apresentada nos clubes passa para a Seleção Nacional com os mesmos protagonistas.

"Há jogadores que se sentem que são donos do lugar, têm um desempenho. Mas quando têm concorrência... E isso na Seleção aconteceu", afirmou Daúto Faquirá, defendendo o selecionador nacional Fernando Santos.

"Ouvi muita gente criticar o Fernando Santos, mas havia outros e não estava tão bem como está agora", lembrou o treinador, certo das opções que foram tomadas pelo treinador da equipa das quinas ao longo dos tempos em que Rafa Silva foi chamado à Seleção Nacional.

Em todo po caso, no que toca ao Campeonato do Mundo, entre a renúncia de Rafa Silva e lesões de Pedro Neto e Diogo Jota, Daúto Faquirá admite que as soluções para os corredores podem não abundar para Fernando Santos enfrentar a competição da FIFA.

"Eu acho que faltam jogadores como o Rafa, como Pedro Neto, como o Diogo Jota. Só temos o Rafael Leão. Oxalá que aquilo que eu acho que nos faz falta não se venha a revelar uma lacuna na nossa equipa", concluiu Daúto Faquirá.

Portugal tem para já agendados três jogos no Campeonato do Mundo. A turma das quinas faz parte do Grupo H do Mundial e vai medir forças contra os africanos do Gana, os sul-americanos do Uruguaio e contra os asiáticos da Coreia do Sul.

Nesses jogos, a turma das quinas irá encontrar 'velhos' conhecidos dos relvados portugueses como são os casos de Darwin, Coates, Ugarte, Paulo Bento e Fatawu.