Portugal
Um sorteio abençoado para o FC Porto… e para a AS Roma
2018-12-18 19:00:00
O “Fivethirtyeight” estimou as possibilidades de cada equipa chegar aos quartos da Champions, antes e depois do sorteio.

FC Porto e AS Roma foram as equipas que mais beneficiaram do sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Algo estranho, dado que se tratam de equipas que vão defrontar-se nos oitavos-de-final, mas há uma explicação. O site “Fivethirtyeight” estimou as possibilidades teóricas de cada equipa chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, traçando-as antes e depois do sorteio.

De acordo com estes dados, a Roma foi a equipa da Champions cujo sorteio mais aumentou a probabilidade de seguir em frente. Já o FC Porto vem logo a seguir. Isto equivale a dizer que, à Roma, foi bom ter calhado o FC Porto – havia outros tubarões mais ameaçadores –, enquanto ao FC Porto também foi agradável ter calhado a Roma.

Esta análise permite ver que, segundo este estudo, os dragões têm 54% de probabilidade de ultrapassar a Roma, contra os 46% dos italianos. Para o FC Porto, o sorteio trouxe um aumento de 15% nas probabilidades de sucesso, que eram apenas de 39% antes de as bolas começarem a sair.

Há ainda alguns dados curiosos. Segundo este estudo, o Real Madrid não é favorito a ultrapassar o Ajax. Os espanhóis tinham, antes do sorteio, 62% de probabilidade de seguir em frente, mas, apanhando a equipa holandesa, a probabilidade desce para os 44%. Para o “Fivethirtyeight”, o Ajax, não sendo “tubarão”, tem qualidade condizente com esse estatuto. O Real Madrid foi a segunda equipa mais prejudicada pelo sorteio.

A equipa cuja sorte menos simpatia trouxe, segundo este estudo, foi o Bayern. Mesmo com a tremenda campanha europeia de Lewandowski, a equipa de Renato Sanches vai medir forças com o Liverpool, um duelo que lhes dá favoritismo (52%), mas que lhes roubou 21% de probabilidade de sucesso, dado que, antes do sorteio, estavam nos 72%.