O sportinguista André Pinotes Batista reage à polémica da TV do FC Porto no balneário do árbitro Fábio Veríssimo e diz que “isto é imperdoável”. Por outro lado, também o Benfica exige ação urgente da FPF e o futebol português vive mais uma semana de forte tensão na arbitragem.
Assim, após a polémica que envolve o FC Porto e o árbitro Fábio Veríssimo, a polémica está instalada no futebol nacional.
De acordo com vários órgãos de comunicação social, o clube azul e branco terá colocado uma televisão no balneário do árbitro com imagens de alegados erros de arbitragem em jogos anteriores.
Ou seja, o árbitro queixou-se aos delegados e mencionou no relatório que foram exibidas imagens numa televisão colocada no balneário dos árbitros. Tudo terá acontecido durante o intervalo do encontro entre o FC Porto e o SC Braga, realizado no Estádio do Dragão.
Assim, o caso, que foi denunciado por Fábio Veríssimo no relatório de jogo, gerou uma onda de reações. Entre elas, destacou-se a do deputado e comentador sportinguista André Pinotes Batista, que na CMTV classificou o episódio como “imperdoável”.
TV do FC Porto no balneário de Veríssimo
De acordo com o parlamentar, trata-se de uma tentativa de condicionar a arbitragem. “Imagens selecionadas por um departamento de comunicação com ordem de alguém”, referiu Pinotes Batista.

Por conseguinte, o sportinguista lançou um desafio na análise à situação. “Eu quero que as pessoas que desvalorizam isto pensem nisto: alguém deu uma ordem, alguém se sentou a programar isto, alguém se deu ao trabalho de condicionar o árbitro premeditadamente”.
No mesmo sentido, Pinotes Batista realça que foram “imagens escolhidas, colocadas ali por alguém, sem que possa ser retirado”.
Além disso, o sportinguista André Pinotes Batista foi mais longe ao sublinhar a gravidade do ato.
“Alguém se sentou, alguém decidiu e alguém quis condicionar. E houve um árbitro que teve coragem de escrever. Foi a primeira vez? Isto é imperdoável.”
Por fim, o comentador sportinguista também destacou a posição firme assumida pelo Benfica, que reagiu oficialmente através de comunicado.
“A Direção do Benfica tomou a posição que protege o futebol português”, referiu Pinotes Batista, elogiando a postura das águias.
Recorde-se que o Benfica exige uma atuação imediata da FPF. No comunicado, o Sport Lisboa e Benfica pediu uma intervenção “urgente” por parte do Conselho de Arbitragem e do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, exigindo respostas rápidas e medidas concretas.
“O Sport Lisboa e Benfica não admitirá qualquer passividade ou delongas nesta matéria”, pode ler-se na nota oficial do clube encarnado.
A polémica promete marcar a atualidade desportiva nos próximos dias, com Fábio Veríssimo, o FC Porto, o Conselho de Arbitragem e a própria FPF no centro das atenções.
