Portugal
"Tirem o Jesus e vamos ver o que ganharam em 30 anos"
2022-12-22 10:45:00
"Andaram a vê-las passar. Vocês vão a Braga em breve", avisa ex-dirigente do Sporting

O Benfica está há várias temporadas sem somar qualquer troféu e perdeu a possibilidade de aspirar a somar um título já em janeiro, interrompendo este jejum de troféus que segue na Luz. Paulo Andrade, antigo dirigente do Sporting, desafia os benfiquistas a fazerem a contagem de títulos sem Jorge Jesus para perceberem a realidade em que se encontram.

"Vamos tirar o Jorge Jesus e vamos ver o que vocês ganharam em 30 anos. Andaram a vê-las passar", afirmou Paulo Andrade, confiante de que nas últimas três décadas o registo de vitórias do Benfica sem Jorge Jesus é curto. "Em 30 anos, quantas Taças de Portugal é que vocês ganharam? Quantas Supertaças Cândido de Oliveira?", questionou Paulo Andrade.

"Vamos ao Enzo. Vamos continuar no Enzo", ironizou o antigo dirigente do Sporting, em declarações na CMTV, mostrando-se confiante de que as águias podem perder a margem que levam de vantagem para a concorrência no campeonato, a começar, desde logo, na deslocação de dia 30 de dezembro a Braga, onde o Benfica defronta os guerreiros do Minho.

"Vocês vão a Braga em breve", vaticinou Paulo Andrade, confiando que a turma minhota pode travar o Benfica e, em caso de vitória dos rivais, estes podem aproximar-se na classificação do campeonato nacional, afinal aquele que é tido como o título mais relevante a cada ano desportivo.

Ainda no seguimento do desafio lançado por Paulo Andrade sobre a contagem de títulos, o Bancada fez as contas e foi recuando 30 anos no calendário desportivo.

Assim, fixando as contas em 1992, os números revelam a seguinte indicação no que toca a troféus vencidos pelo clube encarnado: o clube da Luz venceu 25 títulos.

Destes, 10 títulos foram alcançados sob o comando do treinador Jorge Jesus e, refira-se, que o grande domínio encarnado se fez sentir na Taça da Liga.

Dos 10 títulos que o agora treinador dos turcos do Fenerbahçe conquistou na Luz, metade foram em troféus da Taça da Liga (5), a mais jovem prova do calendário nacional.

De referir ainda que três títulos foram campeonatos nacionais alcançados, com os restantes dois troféus a dividirem-se numa Supertaça Cândido de Oliveira vencida e uma edição da Taça de Portugal

Veja a contabilidade de títulos detalhada:

  • 8 vezes campeão nacional, três das quais com Jorge Jesus
  • 5 vezes vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira, uma com Jorge Jesus
  • 5 vezes vencedor da Taça de Portugal, uma das quais com Jorge Jesus
  • 7 edições da Taça da Liga, cinco com Jorge Jesus