Portugal
Textor em Lisboa para dar entrevista e sem reunião agendada com Benfica
2021-07-22 18:25:00
Norte-americano em Portugal para “explicar” o interesse em 25 por cento da SAD encarnada

O investidor John Textor veio a Portugal para se reunir com a administração da SAD do Benfica, como tinha anunciado, mas a SAD também cumpriu com o que tinha anunciado e não se reuniu com o norte-americano.

A presença de John Textor em Lisboa foi confirmada pelo próprio, nas redes sociais, com o investidor norte-americano a aproveitar para dar uma entrevista conjunta a um canal de televisão e a um jornal.

Em respostas a comentários na rede social Twitter, John Textor reiterou a vontade de se reunir com a administração da SAD do Benfica para “explicar” as vantagens que oferece como contrapartida pela aquisição de 25 por cento da sociedade encarnada.

“Fico feliz por por explicar as vezes que forem necessárias. Estou agora em Lisboa precisamente para fazer isso”, escreveu (em inglês) o investidor.

No entanto, o Benfica manteve as portas fechadas ao norte-americano. No mesmo comunicado em que assegurou que não tinha conhecimento das negociações para essa operação financeira, a direção do Benfica manifestou-se contra a aquisição de 25 por cento da SAD por John Textor, considerando “inoportuna” uma reunião com o investidor.

Já em Lisboa, o norte-americano aproveitou para dar uma entrevista conjunta à TVI e ao Sol. “Espero que muitas dúvidas tenham ficado esclarecidas e as minhas boas intenções clarificadas”, comentou John Textor, antecipando que um excerto “seja emitido amanhã à noite” e que a entrevista seja publicada na íntegra “no sábado”.

“Foi uma longa conversa e precisam de a editar e de adicionar subtítulos”, acrescentou o norte-americano.

Numa troca de comentários com internautas, John Textor referiu ainda que veio para Lisboa sem “expetativa” em reunir com Rui Costa e os restantes administradores da SAD do Benfica. “Esse assunto ficou bem abordado na entrevista”, complementou.

Segundo as explicações mais recentes, John Textor pretende adquirir 25 por cento da SAD do Benfica para colocar a sociedade encarnada em negociação na bolsa de Nova Iorque (NYSE, na sigla original), uma das maiores praças financeiras do mundo.

O norte-americano pretende 25 por cento da SAD, com o Benfica a deter 63,65 por cento e assim o controlo da sociedade. Cerca de 12 por cento do capital ficaria assim disponível para negociação na NYSE.

"Se a Red Bull pode deter vários clubes, também o Benfica pode. Neste momento não é possível, mas posso mostrar ao Benfica como criar valor através da bolsa de valores de Nova Iorque e usar ações como moeda para comprar clubes. Esse seria o plano", tinha comentado o investidor, também durante uma troca de comentários nas redes sociais.

O Benfica já se opôs formalmente à venda de 25 por cento da SAD a John Textor, salientando, em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, que a negociação foi conduzida por Luís Filipe Vieira e José António dos Santos (os detentores desses 25 por cento) sem o conhecimento do clube.

Em comunicado publicado no sítio oficial, os órgãos sociais do Benfica reiteraram que desconheciam "em absoluto a existência das negociações que conduziram à assinatura de um acordo para a compra de 25 por cento do capital da Benfica SAD entre o acionista privado José António dos Santos e o investidor John Textor", salientando que só souberam desse acordo "quando o mesmo foi noticiado ao público".