Antigo capitão do FC Porto, Lucho González aprova a contratação de Pepê para os azuis e brancos e não esconde que Sérgio Conceição ganharia um reforço de peso.
O argentino El Comandante entende que Pepê "é um jogador que pode chegar e fazer a diferença" e acredita que pode "adaptar-se bem" à realidade azul e branca.
"Hoje em dia, no futebol, sabe-se quase tudo, mas os rivais que o vão defrontar, não conhecem exatamente as suas características. Tenho a certeza de que vai render. Seria uma grande contratação".
Na radiografia que faz ao jogador brasileiro, Lucho, que conhece Pepê do Brasileirão, explica aos adeptos do FC Porto que o jogador do Grémio é um "extremo rápido, muito veloz mesmo, que conduz muito bem a bola e dribla jogadores facilmente".
Em declarações ao jornal O Jogo, Lucho disse ainda que Pepê "faz muito bem o 'um-dois', tabela e sai rápido na velocidade", habilidades que podem permitir ao FC Porto chegar com perigo à àrea adversária.
Apesar de ser apontado com frequência ao FC Porto, oficialmente ninguém dos dragões falou sobre este jogador, que o Grémio espera continuar a contar nas fileiras do clube canarinho.
Renato Gaúcho, treinador do Grémio, já avisou o empresário de Pepê de que deve esperar para avançar com uma eventual transferência do jogador que tem sido comparado com o benfiquista Everton Cebolinha, também ele ex-Grémio.
"O empresário do jogador deveria pensar com um pouco mais de inteligência. Sendo campeão, [o jogador] é valorizado. As pessoas acham que os negócios têm que sair da noite para o dia. Estes empresários têm-se aproveitado muito dos clubes. Muita calma nessas horas. 'Ah, porque fulano ligou para ele, esse [clube] está interessado'. O apressado come cru. Daqui a pouco os empresários ficam 'botando minhoca', essa é a verdade. O jogador não está aqui e é desvalorizado lá fora", criticou Renato Gaúcho, citado pelo Globoesporte.
Apesar de reconhecer que o jogador tem mercado, oficialmente, o Grémio alinha pela ideia de que existe uma pressão exterior para que este negócio seja concretizado.
Porém, o emblema de Porto Alegre realça que há mais notícias sobre o tema do que contactos com a direção tendo em vista uma eventual saída de Pepê.