O Benfica está preocupado com as arbitragens do campeonato e José Manuel Antunes, antigo vice-presidente do emblema da Luz, fala em "hipocrisia e o que é chamado de atirar areia para os olhos para deixar passar as coisas fundamentais" na questão das nomeações do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
"As nomeações continuam a ser desastrosas e, sobretudo, as arbitragem e os critérios que não são minimamente uniformes e em benefício claro do Sporting e do FC Porto", atirou José Manuel Antunes, que aproveitou as declarações prestadas à Renascença para fazer a contabilidade dos casos de arbitragem até ao momento, a seu ver.
"A expulsão do Musa [no Estádio do Bessa diante do Boavista na primeira jornada] é ridícula e é igual ao lance de ontem [Eustaquio], que nem sequer foi amarelo", nota José Manuel Antunes.
Para o ex-dirigente do Benfica estes "são pequenos e grandes detalhes" a que junta outros "como o escândalo do golo validado ao Sporting que o próprio Conselho de Arbitragem penalizou" diante do Casa Pia, em Rio Maior, na segunda jornada do campeonato.
Por isso, no entendimento de José Manuel Antunes, o Benfica está a ser "prejudicado" pelas arbitragens em relação aos rivais FC Porto e Sporting.
"A realidade é que passadas três jornadas, já temos os outros dois rivais altamente beneficiados e o Benfica prejudicado", acrescentou o antigo vice-presidente do Benfica.
Assim, José Manuel Antunes pede à estrutura encarnada que esteja atenta neste que é um campeonato decisivo dado que apenas uma equipa terá entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões na temporada 2024/2025.
"É um campeonato muito decisivo. Não esquecer só uma equipa vai diretamente à Champions, a outra terá de passar pelos playoffs", recordou José Manuel Antunes, lançando mais dados para o aviso a Rui Costa.
"O campeão receberá cerca de 80 milhões e os outros não recebem nada. Sabemos que os rivais estão completamente falidos. Para eles, é fundamental tentarem essa verba que precisam como pão para a boca, mais do que a vitória desportiva", concluiu José Manuel Antunes.
A propósito da arbitragem do encontro entre Rio Ave e FC Porto, que os dragões venceram com golos nos descontos, um dos quais de penálti, o treinador do conjunto de Vila do Conde já expressou o seu desagrado.
"Aos sete minutos o Eustáquio tem de estar na rua, num lance para expulsão, assim como noutro lance, sobre o [Aderlan] Santos [lance com Namaso]", criticou Luís Freire, em declarações à Sport TV, operador que transmitiu a partida, que terminou com vitória portista por 2-1.