Portugal
"Temos de igualar e superar mesmo a agressividade do Paços de Ferreira"
2021-02-20 14:35:00
João Henriques espera uma "agressividade positiva" do Vitória

O treinador João Henriques afirmou hoje que o Vitória de Guimarães precisa de "superar a agressividade" do Paços de Ferreira, para somar pontos no embate de domingo, referente à 20.ª jornada da I Liga.

Após três empates e uma derrota nos últimos quatro jogos, a formação vimaranense, sexta classificada do campeonato, com 32 pontos, desloca-se ao Estádio Capital do Móvel para defrontar a equipa logo acima na tabela, com 35, e, para o seu treinador, precisa de ser agressiva para ter sucesso frente a um adversário que "está na classificação que está pela competência em cada um dos momentos do jogo".

"Temos de igualar e superar mesmo a agressividade do Paços de Ferreira. Quando falo de agressividade, não falo de fazer mais faltas. Falo da agressividade positiva dos duelos, de, nos momentos com bola, chegar com grande agressividade à área do adversário e de se ser pragmático nos momentos para finalizar", salientou, na antevisão à partida agendada para as 15h00, em Paços de Ferreira.

João Henriques realçou ainda que a "vontade em conquistar a bola rapidamente" e a capacidade em "pressionar o adversário alto" são fatores-chave para o "campeonato extraordinário" dos castores, principalmente em casa (20 pontos em 27 possíveis), condição na qual bateram o segundo classificado, FC Porto (3-2), e o terceiro, Sporting de Braga (2-0), tendo apenas perdido com o líder Sporting (2-0).

"Tem 35 pontos conquistados com todo o mérito. É uma equipa que tem sido muito regular, muito sólida, muito capaz em cada momento do jogo. É uma equipa reconhecidamente organizada, agressiva e pragmática seja no momento defensivo, seja no momento ofensivo. As individualidades são potenciadas por esse coletivo forte", descreveu o técnico, que já orientou o Paços, na época 2017/18.

O timoneiro vitoriano elogiou ainda o colega de profissão Pepa, que, no seu entender, "já tem vários anos seguidos de bons trabalhos", apesar do rendimento no presente campeonato ser o "mais mediático".

João Henriques reconheceu ainda a "preocupação" com os seis golos sofridos nas últimas três partidas - um com Belenenses SAD, três com Rio Ave e dois com Farense -, tendo dito que as "individualidades ficaram expostas ao erro" devido às falhas coletivas e que o Vitória está "preparado para voltar a ser mais sólido no setor".

Questionado ainda sobre as críticas que o futebol português às vezes sofre, mesmo com o FC Porto a ser capaz de bater o campeão italiano, Juventus, na Liga dos Campeões (2-1), João Henriques defendeu que as equipas portuguesas, quer na I Liga, quer nas provas europeias, fazem "muito com pouco" e têm profissionais de "grande competência".

"Dentro do nosso campeonato, há equipas com orçamentos 10 ou 20 vezes inferiores às melhores a vencerem e a dificultarem-lhes a vida. Da mesma forma, os nossos representantes na Europa fazem isso com aqueles que têm 10 vezes mais do que nós", disse.

O Vitória de Guimarães, sexto classificado da I Liga, com 32 pontos, defronta o Paços de Ferreira, quinto, com 35, em partida da 20.ª jornada, agendada para as 15h00 de domingo, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, com arbitragem de Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve.