Portugal
"Têm noção daquilo que o Sporting alcançou hoje?", pergunta Nuno Dias
Redação
2021-05-03 21:55:00
Treinador deixa questão para o futsal português "pensar e comentar"

O treinador de futsal do Sporting, Nuno Dias, apelou que a vitória de hoje na final da Liga dos Campeões, que permitiu aos leões sagrarem-se campeões europeus pela segunda vez na história, não se fique pelos elogios da 'praxe', mas que sirva para uma reflexão sobre o futuro da modalidade em Portugal.

"Não sei se o mundo do futsal, mais propriamente em Portugal, faz ideia do feito que o Sporting alcançou hoje. Sei que vão dizer que foi espetacular, que estivemos muito bem... Pergunto se têm verdadeiramente noção do que o Sporting fez aqui na Croácia. Em cinco dias, venceu o campeão russo, o campeão espanhol e o campeão europeu. Têm verdadeiramente noção do que o Sporting alcançou hoje? Fica para pensarem e comentarem", comentou Nuno Dias, na conferência de imprensa após a partida.

Logo a abrir a intervenção, o técnico afirmou que tem faltado "respeito" pelo que o futsal do Sporting tem alcançado, agradecendo depois a "todos" os treinadores da formação. "Esta equipa merece muito, mas muito mais respeito por parte de tudo e de todos do que aquele que foi demonstrado. Como falaram em jogadores que foram formados no clube e que foram importantes e decisivos, um agradecimento especial a todos os treinadores da formação do Sporting. Todos. E todos aqueles que passaram antes, que tiveram responsabilidade na formação de alguns jogadores que estiveram aqui. Por isso é que eles hoje chegaram aqui preparados para fazer um excelente trabalho", realçou.

Nuno Dias pegou nas declarações do capitão João Matos, que tinha destacado "a união" da equipa, para admitir o "orgulho enorme" por orientar um grupo que é "a definição de compromisso". "É um sentimento de orgulho. Um orgulho enorme. E sinto também algo parecido com o que o João [Matos] disse. Quando quiserem definir equipa, olhem para este grupo que veio à Croácia, está aí a definição do que é uma equipa, compromisso e do que um grupo deve ter para alcançar êxitos coletivos. Nunca estive num grupo assim e tenho um orgulho enorme por fazer parte deles", sustentou.

Questionado a resumir a prestação do Sporting na Liga dos Campeões de futsal, o treinador considerou-a "galática". "As equipas que nós vencemos, com a equipa que o Sporting apresenta, é de facto brilhante. Para mim, o adjetivo mais importante para definir aquilo que foi o trajeto destes jogadores é o trabalho brilhante de uma equipa no verdadeiro sentido da palavra. Quando saber o que é que nos levou a vencer, é a união, a solidariedade, a superação e a confiança de acreditarmos nos nossos valores e na nossa competência", explicou.

Numa análise ao encontro, o técnico explicou que os leões estavam “a ser demasiado emocionais” durante o primeiro tempo, o que “toldava o raciocínio”, situação corrigida ao intervalo. “Curiosamente na segunda parte senti-me tranquilo, na primeira não”, continuou: “Mesmo a perder 2-0 senti-me tranquilo, senti uma boa resposta da equipa e era essa a melhor forma de ajudar. Felizmente correu bem, houve a reviravolta”.

As declarações de Nuno Dias, que leva a bola da final "para o micromuseu" que tem em casa, foram proferidas atrás de um cartaz com os "amuletos" dados pelas filhas e que... resultaram. "Quero dedicar às pessoas mais importantes da minha vida, às minhas filhas Mariana e Francisca. Trago todos estes amuletos que elas dizem que dão sorte. Um beijo para elas, que estão longe", disse o treinador do Sporting.