Portugal
"Têm de lidar com a frustração do confronto com a realidade", diz Pinto da Costa
2021-10-06 17:10:00
"Já havia quem ditasse sentenças quase definitivas no que ao título diz respeito"

O presidente do FC Porto aproveita o editorial da mais recente edição da revista Dragões para deixar algumas críticas aos que "já quiseram decretar o afastamento precoce do FC Porto da luta pelo campeonato". Pinto da Costa diz que no futebol mas também nas modalidades tem assistido a uma época "que começa à Porto" e que lhe abre boas perspetivas.

Numa altura em que as competições de clubes estão paradas para darem lugar aos trabalhos das seleções nacionais, Pinto da Costa critica nova paragem, dizendo mesmo que, até agora, "os jogadores mais parecem das seleções e pontualmente emprestados aos clubes". Ainda assim, depois deste reparo, diz que esta paragem permite fazer um balanço do que já foi jogado.

"A nota de destaque é o equilíbrio. No campeonato, os três primeiros classificados são os três crónicos candidatos ao título e estão separados por apenas um ponto. Este é um facto evidente - basta consultar a tabela classificativa para constatá-lo -, mas talvez seja surpreendente para alguns dos mais distraídos", observa o líder dos azuis e brancos.

Além disso, Pinto da Costa sustenta que, apesar de o campeonato estar nas primeiras jornadas, em seu entendimento, já existia uma vaga para ditar o desfecho final da classificação.

"É que apesar de ainda nem um quarto da liga ter sido disputada, já havia quem ditasse sentenças quase definitivas no que ao título diz respeito. Parece que não aprenderam nada com o que se passou em épocas bem recentes", considera o líder dos azuis e brancos, que aproveita para fazer referência aos jovens da formação portista que têm vindo a ganhar protagonismo no onze de Sérgio Conceição.

"Provavelmente, a maioria desses especialistas que já quiseram decretar o afastamento precoce do FC Porto da luta pelo campeonato são os mesmos que passam a vida a criticar a qualidade da nossa formação e a inferiorizá-la face às dos outros clubes. Também a esse nível têm de lidar com a frustração do confronto com a realidade."

O presidente dos dragões olha com agrado e satisfação para os vários atletas que Sérgio Conceição tem vindo a lançar na equipa principal do FC Porto.

"Como já tem acontecido em épocas anteriores, o nosso treinador continua a apostar em atletas que formámos na Constituição e no Olival e que têm correspondido às melhores expectativas", salienta Pinto da Costa, que prossegue com várias referências aos jogadores lançados 'made in' FC Porto.

"O Diogo Costa, o João Mário, o Vitinha, o Bruno Costa, o Fábio Vieira e o Francisco Conceição integram o plantel principal por mérito próprio, não são nem mais nem menos do que os outros, mas enchem-nos de orgulho por serem testemunhos vivos da qualidade com que se trabalha neste clube."