Três jovens do Benfica e outros tantos do FC Porto abdicaram de ir ao Europeu de sub-19, no qual Portugal defendia o título (que veio a perder para a Espanha). Uma aposta de risco que compensou em dois casos, Nuno Tavares e Romário Baró.
O defesa encarnado e o médio azul e branco ganharam um lugar na equipa principal e devem apresentar-se no clássico deste sábado como titulares.
Fábio Silva também conquistou um espaço no plantel de Sérgio Conceição, mas Tomás Esteves foi 'devolvido' (pelo menos, para já) à equipa B dos dragões.
No Benfica, Pedro Álvaro e Tiago Dantas também se mostraram a Bruno Lage na pré-temporada, mas (por enquanto) vão competir na equipa B.
Destes seis sub-19 que não foram ao Europeu, Nuno Tavares é o que tem mais motivos para sorrir. Embora seja lateral esquerdo, entrou no onze à direita, por força das lesões de André Almeida e Ebuehi.
O defesa de 19 anos foi totalista nos três jogos oficiais dos encarnados e ainda somou um golo e duas assistências.
Mais: Nuno Tavares estreou-se pela equipa principal do Benfica na histórica goleada sobre o rival Sporting, para a Supertaça Cândido de Oliveira.
Só que o clássico de sábado é outro, é com o FC Porto onde o colega de seleção Romário Baró também se vai destacando.
O médio, que participou na conquista da UEFA Youth League pelos 'dragõezinhos', foi titular no primeiro jogo oficial do FC Porto em 2019/20 (vitória em Krasnodar), mas ficou no banco nas derrotas com Gil Vicente e Krasnodar, regressando ao onze na goleada ao Vitória de Setúbal.
Se Romário Baró está apontado ao onze, Fábio Silva deverá sentar-se na segunda linha de Sérgio Conceição, como aconteceu em três dos quatro encontros oficiais já realizados pelo FC Porto.
Tirando qualquer problema de última hora, Nuno Tavares será titular no clássico, Romário Baró tem presença quase garantida no onze portista e Fábio Silva tem boas hipóteses de ser lançado durante o jogo. Sangue novo num clássico sem idade.