Portugal
"Tapam tudo dos olhos dos sócios, tratam as contas como um jogo de póquer"
2023-10-16 13:45:00
"É uma SAD carregada de varizes cuja careca só se vai descobrir a partir de abril", avisa gestor Nuno Encarnação

As contas do FC Porto foram apresentadas e há mais de 47 milhões de euros de prejuízo no último exercício. Perante a realidade financeira dos azuis e brancos, Nuno Encarnação, gestor e conhecido sócio do FC Porto, ele que tem sido um dos maiores críticos da gestão económica da SAD azul e branca, pede mudanças na cúpula diretiva da sociedade que gere os destinos do futebol portista.

"Eu não consigo perceber como é que os elementos da SAD conseguem dormir descansados com contas tão gravosas como estas", desabafou Nuno Encarnação, lamentando a situação em que o FC Porto se encontra a nível financeiro. "Apresentar mais de 47 milhões de euros de resultados negativos é muito preocupante. E depois ainda há dados mais preocupantes como o aumento do passivo para 530 milhões de euros, os capitais próprios ainda mais negativos, para cima de 170 e tal milhões de euros",comentou Nuno Encarnação.

Em declarações na Antena 1, o gestor traça ainda um comparativo com os rivais portistas e lamenta o contexto económico do FC Porto nesta altura.

"Temos o maior passivo entre Benfica e Sporting. Somos o único clube com capitais próprios negativos e fomos o único clube que também apresentou resultados negativos no ano passado e isso preocupa", confessou Nuno Encarnação, realçando que é preciso uma mudança.

"Tem que haver alternativa a isto", destacou o gestor e sócio do FC Porto que, por sua vez, em declarações ao jornal Record, admitiu que na SAD do FC Porto "tapam tudo dos olhos dos sócios".

"É um FC Porto como eu nunca vi. Tapam tudo dos olhos dos sócios, tratam as contas como se de um jogo de póquer se tratasse", referiu Nuno Encarnação, lamentando os bónus que os administradores tiveram direito a receber.

"É uma SAD carregada de varizes cuja careca só se vai descobrir a partir de abril, quando uma nova SAD for eleita", disse Nuno Encarnação sobre os bónus que os administradores receberam.

Este tema, recorde-se, justificou um comunicado do FC Porto a falar sobre os valores que foram pagos aos seus administradores que que constam do último relatório e contas.

"Porque a desinformação corre sempre mais depressa do que a verdade, o FC Porto informa de que o valor pago a título de remuneração variável aos administradores executivos da FC Porto, Futebol SAD se refere ao desempenho de 2021/22, época em que o FC Porto conquistou o título nacional de futebol e a sociedade apresentou resultados francamente positivos", pode ler-se no comunicado dos dragões a respeito do tema que tem gerado polémica entre portistas.