João Moutinho regressou ao futebol português nesta temporada e, depois de ter sido colocado na rota de um regresso ao FC Porto, o centrocampista acabou por fechar contrato com o SC Braga. No Minho, o experiente jogador tem vindo a revelar-se peça essencial na estratégia de Artur Jorge e soma minutos e influência no jogo do SC Braga.
Recentemente frente ao Benfica, João Moutinho voltou a ser um dos jogadores do SC Braga em destaque, levando Nuno Encarnação, figura conhecida no universo azul e branco, a lamentar que o FC Porto não tenha avançado para a aquisição, abrindo as portas do Estádio do Dragão ao jogador, contratando assim o internacional português.
"Tanto gostava de ver o Moutinho no Dragão", admitiu Nuno Encarnação, apreciador das qualidades futebolisticas que o internacional luso empresta ao futebol, apesar dos 37 anos de idade.
Em declarações na Antena 1, Nuno Encarnação realçou ainda que é possível ver João Moutinho nesta época no reduto portista mas de 'guerreiro' vestido. "Eu não o queria ver nessa condição", sublinhou o gestor e conhecido associado do FC Porto.
Nesta época, João Moutinho soma quase duas dezenas de jogos oficiais ao serviço do SC Braga, tendo impacto no clube minhoto em várias competições como a I Liga, a Liga dos Campeões, mas também nas taças de Portugal e da Liga.
"O João Moutinho é um jogador que é reconhecidamente de valor mundial"
Quando foi contratado pelo SC Braga, João Moutinho foi rapidamente elogiado, com Artur Jorge, seu treinador, a admitir que o clube tinha garantido um talento do futebol mundial para as suas fileiras.
"O João Moutinho é um jogador que é reconhecidamente de valor mundial. Vai acrescentar valor e é uma mais-valia para uma equipa que já é de qualidade", disse Artur Jorge, em conferência de imprensa, em agosto.
"A sua vinda tem acima de tudo o propósito de poder incorporar-se no grupo de trabalho, de treinar com a equipa, coisa que não tem acontecido com eles nos últimos tempos", justificou Artur Jorge sobre uma atitude que João Moutinho teve.
Na altura, apesar de não estar autorizado a jogar pelo SC Braga, viajou com a equipa para um duelo de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. E esse comportamento valeu pontos a João Moutinho.
"E pode também aportar a experiência e a ambição que possa ter. É um exemplo de um vencedor", concluiu na altura Artur Jorge, técnico do SC Braga.