Portugal
"Talvez seja este o nosso fado. Azar o deles", indica FC Porto
2021-03-10 09:30:00
FC Porto enaltece feito conquistado e recorda poema inspirador da causa portista

Os portistas, sejam eles aqueles que passaram a madrugada em claro e os que conseguiram adormecer após uma noite épica europeia em casa da Juventus, enchem o peito de orgulho e, com um sorriso de orelha a orelha, gritam ao vento a alma portuense, a alma portista, a alma Invicta patenteada na exibição da sua equipa em terras transalpinas frente a uma 'velha senhora' do futebol mundial.

O feito azul e branco correu mundo, teve eco em tudo que é lado e continua a dar que falar, com o FC Porto a dedicar a sua newsletter, nesta quarta-feira, aos jogadores de Sérgio Conceição que garantiram o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões, a grande montra do futebol europeu.

Tendo por fio condutor o poema "Aleluia, de Pedro Homem de Mello, que inspirou o famoso discurso de André Villas-Boas na Gala dos Dragões de Ouro, em 2011, o clube liderado por Pinto da Costa destaca a capacidade revelada pelo emblema do Estádio do Dragão.

"Dúvida? Não, mas luz, realidade", citam os portistas, lembrando que o FC Porto é uma das oito melhores equipas da Europa, após ter deixado pelo caminho a Juventus de Cristiano Ronaldo.

Escrito em 1970 como dedicatória ao clube, o poema, que chegou a estar imortalizado num painel de azulejos colocado à entrada para a zona dos balneários do antigo Estádio das Antas (agora está no museu do FC Porto), aparece ao longo da newsletter desta quarta-feira com referências para a forma como o emblema azul e branco, em Turim, e ao longo desta caminhada na Champions, tem tido um passo "firme".

Entre os festejos de uma noite que encontra paralelo em outras na história azul e branca, o FC Porto lamenta, todavia, que algumas coisas tenha ocorrido, como por exemplo a ausência de imprensa na conferência após o jogo de Turim.

"Acabou uma noite histórica como esta a fazer a pobre figura de não comparecer na conferência de imprensa virtual de Sérgio Conceição.
Talvez seja este o nosso fado", assinalam os dragões, recorrendo a um chavão que é usado muitas vezes por adeptos e colaboradores do emblema da Invicta por forma a motivar 'as tropas' a irem à luta.

"Muitas vezes contra tudo e contra todos, sempre contra a vontade de quase todos", indica o FC Porto, destacando que continuam em prova mesmo que para 'desagrado' de alguns.

"Azar o deles. Os quartos de final da Liga dos Campeões vão jogar-se entre 6 e 14 de abril e o FC Porto lá estará, mais uma vez", diz o emblema nortenho, realçando o feito alcançado pelos jogadores do FC Porto em pleno relvado de Turim.

"Graças a eles, Portugal era o único país que não os dos cinco principais campeonatos da Europa que tinha um representante nos oitavos da Champions. Graças a eles, continuará a ser o único, pois claro, nos quartos."

"Como não pôr no Porto uma esperança, se daqui houve nome Portugal?", questionam os portistas, citando o poema de Pedro Homem de Mello.

O FC Porto, em inferioridade numérica mais de uma hora, afastou a Juventus da Liga dos Campeões de futebol, após prolongamento (derrota por 3-2), graças a uma exibição de garra, coragem e a Sérgio Oliveira.