Portugal
Super Mário ou Speedy González? Tondela vence em dia de glória de Mário González
2021-04-17 17:35:00
Três golos em pouco mais de 10 minutos deixam beirões perto da manutenção

Uma exibição irrepreensível de Mario González, que assinou o primeiro ‘hat-trick’ na edição 2020/21 da I Liga de futebol, permitiu hoje ao Tondela derrotar o Moreirense, por 3-2, em jogo da 27.ª jornada.

Em Moreira de Cónegos, o espanhol liderou uma entrada de rompante dos beirões, com golos aos quatro, 10 e 12 minutos, antes de Steven Vitória, aos 28, e Rafael Martins, aos 43, encurtarem distâncias para os minhotos, que continuam em busca do primeiro triunfo ‘caseiro’ sob o comando de Vasco Seabra, depois de seis empates e duas derrotas.

O Tondela obteve a segunda vitória consecutiva fora de portas e isolou-se de forma provisória no nono lugar, com 31 pontos, nove acima da zona de despromoção direta, enquanto o Moreirense, que não perdia há duas rondas, mantém o oitavo posto, com 34.

Com Yohan Tavares e Jhon Murillo nos lugares de Abdel Medioub e Salvador Agra, os beirões entraram mais assertivos e adiantaram-se aos quatro minutos, numa recarga de Mario González, após uma defesa incompleta de Mateus Pasinato a remate de Olabe.

Os minhotos, que trocaram Fábio Pacheco e Walterson por David Simão e Yan, tentaram reagir três minutos depois, através de um pontapé cruzado de Rafael Martins, ‘encaixado’ por Pedro Trigueira, mas voltaram a ser penalizados pela passividade defensiva, aos 10.

O ‘endiabrado’ Mario González recebeu um passe de Rafael Barbosa, entrou na área contrária a partir do flanco direito e colocou a bola fora do alcance de Mateus Pasinato, que também se mostrou incapaz de impedir o ‘hat-trick’ do espanhol, aos 12 minutos.

Jhon Murilo escapou pela esquerda entre Anthony D'Alberto e Lazar Rosic e cruzou rasteiro para a emenda fácil de Mario González na pequena área, culminando um arranque fulgurante do Tondela e um quarto de hora de pesadelo para o Moreirense.

Vasco Seabra pôs de imediato três jogadores a ‘aquecer’ e viu os anfitriões recuperarem algum ânimo aos 28 minutos, quando Rafael Martins desviou ao primeiro poste um canto de David Simão na direita e Steven Vitória ‘encostou’ de cabeça junto à linha de golo.

A partida cresceu de intensidade nas duas áreas e Felipe Pires insistiu nove minutos depois, com um remate bloqueado que rasou a baliza de Pedro Trigueira, ao passo que Jhon Murilo isolou-se em zona frontal e atirou à figura de Mateus Pasinato, aos 39.

A dois minutos do intervalo, Felipe Pires tabelou com Gonçalo Franco e Rafael Martins ganhou espaço entre Filipe Ferreira e Bebeto para o segundo tento vimaranense, no ocaso de uma etapa inaugural repleta de futebol descomplexado e de extrema eficácia.

Os pupilos de Pako Ayestarán abordaram o reatamento com redobradas cautelas defensivas e entregaram o controlo da partida ao Moreirense, que acumulou remates ao lado de Filipe Soares, aos 47 minutos, Rafael Martins, aos 56, e Walterson, aos 67.

Apesar da atitude quase reativa, o Tondela lá ameaçou o quarto tento, aos 52 minutos, através de um cabeceamento alto de Ricardo Alves, em antecipação a Mateus Pasinato, tendo revelado coesão para livrar Pedro Trigueira de grandes sobressaltos na reta final.

A exceção deu-se aos 89 minutos, num cabeceamento à barra de Steven Vitória, que acabou expulso por acumulação de cartões amarelos, em período de compensação, culminando um segundo tempo sem tanta espetacularidade e incerto até ao apito final.

Jogo no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

Moreirense - Tondela, 2-3.

Ao intervalo: 2-3.

Marcadores:

0-1, Mario González, quatro minutos.

0-2, Mario González, 10.

0-3, Mario González, 12.

1-3, Steven Vitória, 28.

2-3, Rafael Martins, 43.

 

Equipas:

- Moreirense: Mateus Pasinato, Anthony D'Alberto (Alex Soares, 80), Lazar Rosic, Steven Vitória, Abdu Conté, David Simão (Galego, 80), Filipe Soares (Lucas Silva 89), Gonçalo Franco, Yan (Walterson, 46), Rafael Martins e Felipe Pires.

(Suplentes: Kewin Silva, Nahuel Ferraresi, Fábio Pacheco, Lucas Silva, Abdoulaye Ba, Afonso Figueiredo, Alex Soares, Galego e Walterson).

Treinador: Vasco Seabra.

- Tondela: Pedro Trigueira, Bebeto (Tiago Almeida, 72), Yohan Tavares, Ricardo Alves (Enzo Martínez, 85), Filipe Ferreira, Jaume Grau, João Pedro, Rafael Barbosa (Salvador Agra, 79), Jhon Murillo, Mario González (Tomislav Strkalj, 79) e Roberto Olabe (Pedro Augusto, 72).

(Suplentes: Babacar Niasse, Jaquité, Pedro Augusto, Salvador Agra, Tomislav Strkalj, Tiago Almeida, Enzo Martínez, Abdel Medioub e Telmo Arcanjo).

Treinador: Pako Ayestarán.

 

Árbitro: Iancu Vasilica (AF Vila Real).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Steven Vitória (20 e 90+4), Abdu Conté (41), Ricardo Alves (59), João Pedro (61), Bebeto (62), David Simão (78), Yohan Tavares (81) e Alex Soares (90+1). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Steven Vitória (90+4).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.