Portugal
Sub-21 nos quartos de final do Europeu após vitória sobre a Suíça
2021-03-31 18:50:00
Portugal encerra Grupo D com nove pontos e sem sofrer qualquer golo

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 qualificou-se hoje para os quartos de final do campeonato da Europa da categoria, ao rubricar o pleno de vitórias no Grupo D, com um 3-0 à Suíça, na terceira jornada.

No Estádio Stozice, na capital eslovena de Ljubljana, os golos de Diogo Queirós (três minutos), Francisco Trincão (60) e Francisco Conceição (65) permitiram à equipa das ‘quinas’ acabar de forma inédita a primeira fase com três triunfos e zero tentos sofridos.

Finalista vencido em 1994 e 2015 e ausente em 2019, Portugal terminou a ‘poule’ na liderança isolada, com nove pontos, seis acima dos três oponentes, incluindo a Croácia, que também seguiu em frente, apesar de derrotada pela Inglaterra (1-2).

Os lusos vão defrontar a Itália nos quartos de final, em 31 de maio, em Ljubljana, no arranque da ronda eliminatória, destinada às oito melhores seleções, que irá decorrer até 06 de junho, igualmente na Hungria e Eslovénia, países coorganizadores da prova.

Ao terceiro jogo em sete dias, Rui Jorge fez outras tantas alterações no ‘onze’ que derrotou a Inglaterra (2-0), com Gedson e Florentino Luís a serem rendidos por Daniel Bragança e Francisco Trincão, enquanto Tiago Tomás ocupou o lugar de Dany Mota.

Portugal voltou a assinar uma entrada enérgica e logrou adiantou-se no marcador logo ao terceiro minuto, graças a um cabeceamento imperial do ‘capitão’ Diogo Queirós, a cruzamento de Vítor Ferreira na direita, após um livre de Fábio Vieira pela esquerda.

O golo acentuou o domínio territorial da equipa nacional, disposta em losango no meio-campo e com fluidez predominante no corredor central, onde Vítor Ferreira desviou ao lado, aos 11 minutos, e Trincão rematou para as mãos de Anthony Racioppi, aos 25.

Abdicando do trio de centrais, a Suíça manteve a aposta numa dupla atacante, embora mal tenha importunado a coesão lusa, à exceção de uma investida de Dan Ndoye às malhas laterais, aos 16 minutos, e de um disparo torto de Toni Domgjoni, aos 33.

Portugal controlava as operações com conforto e tinha maior acutilância no último terço, como expressou Tiago Tomás, aos 39 minutos, a passe de Pedro Gonçalves, num ataque à profundidade pelo flanco canhoto, ao qual Racioppi respondeu com astúcia.

A dois minutos do intervalo, Francisco Trincão recebeu a solicitação de Thierry Correia, derivou da direita para o miolo e atirou ligeiramente ao lado, no ocaso de uma primeira parte assinalada pela agressividade do conjunto das ‘quinas’ na reação à perda da bola.

Com a Inglaterra a vencer a Croácia, os helvéticos precisavam de golos para reentrar nas contas do apuramento e procuraram intensificar a pressão na etapa complementar, mas essa reação revelou-se demasiado tímida e desinspirada para justificar outro resultado.

Os pupilos de Mauro Lustrinelli viram a missão quase impossibilitada à hora de jogo, quando Fábio Vieira fez um passe em rutura para Tiago Tomás, que rematou para defesa de Anthony Racioppi e viu Francisco Trincão encostar para golo com a baliza à mercê.

Cinco minutos depois, o recém-entrado Francisco Conceição, o mais jovem da formação de Portugal, forçou o erro de Jasper van der Werff, recuperou a bola perto da área e isolou-se perante o guardião da Suíça, estreando-se a marcar no escalão de sub-21.

Prova do desnorte suíço também a expulsão de Miro Muheim, aos 72 minutos, na sequência de dois cartões amarelos em dois minutos, favorecendo um desfecho tranquilo aos comandados de Rui Jorge, que vão acalentando esperanças num inédito título.