Portugal
Sporting vence Belenenses SAD e reforça liderança da I Liga
2020-12-27 21:55:00
Leões fecham o ano isolados no topo do campeonato

O Sporting sofreu hoje para vencer o Belenenses SAD por 2-1, em jogo da 11.ª jornada da I Liga de futebol, assegurando assim a entrada em 2021 na liderança da competição.

O resultado final foi alcançado ainda na primeira parte do encontro disputado no Estádio Nacional, mas podia ter sido bem diferente para o líder, que viu o Belenenses SAD dominar, criar mais oportunidades de golo e merecer outro desfecho, que só não aconteceu devido à atuação muito inspirada do guarda-redes espanhol Adán.

Um sinal inequívoco da felicidade - e da eficácia – leonina foi o golo inaugural na primeira investida junto da baliza dos ‘azuis’, aos cinco minutos, com o jovem Tiago Tomás a marcar após um bom trabalho individual na área e um cruzamento perfeito de Tabata. No entanto, foi como se nada tivesse acontecido para as duas equipas, uma vez que a equipa orientada por Petit não se coibiu de ir à procura do golo e o Sporting pouco mostrava no ataque.

Aos 13, foi a vez de os ‘azuis’ terem a sorte do seu lado, com o remate de Miguel Cardoso a desviar no jovem Gonçalo Inácio – estreante no onze do conjunto de Alvalade – e a enganar Antonio Adán para selar o 1-1. A reviravolta esteve então à distância de onze metros e de três minutos, mas Miguel Cardoso não foi capaz de converter a grande penalidade que ele próprio sofreu, permitindo a redenção de Adán.

Era a primeira de várias intervenções decisivas do guardião ‘leonino’, como viria a repetir a remates de Afonso Sousa (28), Miguel Cardoso (40) ou Varela (46). Foi pelas mãos de Adán que o Sporting agarrou este triunfo, apenas materializado pelo 2-1 de João Mário, que apontou de forma exemplar aos 23 minutos a grande penalidade cometida por Tiago Esgaio sobre Tiago Tomás, sem dar hipóteses a Kritciuk.

E assim, apesar de um ritmo alto, de muita personalidade e do elevado caudal ofensivo conseguido em campo, o Belenenses SAD foi para o intervalo em desvantagem, perante um Sporting muito eficiente no aproveitamento das suas ocasiões, mas surpreendentemente frágil nos seus processos defensivos esta noite.

O segundo tempo começou como havia terminado a primeira parte: Adán a travar um grande remate de Varela e a manter o Sporting em vantagem no marcador. Porém, os ‘leões’ corrigiram algumas marcações e já não permitiram tantas investidas do Belenenses SAD, que, ainda assim, manteve a iniciativa do jogo e poucas vezes deu espaço ao ataque verde e branco.

Já com algumas alterações em campo, os ‘azuis’ sofreram um rude golpe nas suas aspirações com a expulsão de Tomás Ribeiro, aos 77 minutos, que deixou a equipa reduzida a 10 jogadores, mas o Sporting também não capitalizou a superioridade numérica e ainda viu o Belenenses SAD colocar a bola na baliza, por Edi Semedo, mas o lance foi prontamente invalidado por fora de jogo, fazendo o 2-1 resistir até ao apito final.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar 29 pontos, mais cinco do que o segundo classificado, o Benfica, e mais sete em relação ao campeão FC Porto. Já o Belenenses SAD queda-se pelo 12.º lugar, com 11 pontos.