Portugal
Sporting tenta sucesso no Dragão com talismã Amorim
2022-02-09 18:00:00
Amorim apenas perdeu uma vez com Conceição, em sete jogos

Rúben Amorim, treinador do Sporting, perdeu apenas um de sete confrontos com Sérgio Conceição, técnico do FC Porto, em vésperas do oitavo ‘duelo’ entre ambos, para a ronda 22 da I Liga de futebol 2021/22.

O ex-jogador do Benfica soma duas vitórias, em dois jogos, ao comando do Sporting de Braga e um triunfo, três empates e um desaire desde que chegou ao comando dos ‘leões’, a meio da temporada 2019/20, a sua primeira ao mais alto nível.

Pelos ‘arsenalistas’, há duas épocas, Rúben Amorim superou duas vezes o FC Porto, de Sérgio Conceição, num curto espaço de tempo: 2-1 em pleno Dragão, para o campeonato, em 17 de janeiro de 2020, e 1-0 na final da Taça da Liga, oito dias depois.

No primeiro jogo, para a ronda 17 da I Liga, os ‘arsenalistas’ triunfaram com tentos de Fransérgio e do agora ‘leão’ Paulinho, num jogo em que os portistas falharam dois penáltis, por Soares, autor do tento dos locais, e Alex Telles.

Uma semana depois, as duas equipas voltaram a encontrar-se, no ‘neutro’ – no papel - Estádio Municipal de Braga e Amorim voltou a sorrir, agora graças a um golo de Ricardo Horta mesmo a acabar, aos 90+5 minutos, para arrebatar a Taça da Liga.

Estas foram, certamente, duas das ‘razões’ que convenceram o Sporting a pagar 10 milhões de euros ao Sporting de Braga por Rúben Amorim, que, ainda em 2019/20, perderia o primeiro duelo face a Conceição ao comando do Sporting.

Na 32.ª ronda da I Liga 2019/20, em 25 de julho de 2020, um golo de Danilo, aos 64 minutos, e outro do maliano Marega, aos 90+1, valarem aos comandados de Sérgio Conceição um triunfo por 2-0 e o 29.º título nacional, a duas jornadas do fim.

Este desaire ainda é o único de Amorim face a Conceição, e ao FC Porto, já que, na época passada, registou-se um triunfo do Sporting, nas meias-finais da Taça da Liga, e duas igualdades, nos jogos a contar para o campeonato, e, em 2021/22, novo empate, em Alvalade, para a I Liga.

Em 17 de outubro de 2020, na ronda 4 da I Liga 2020/21, o então campeão em título FC Porto virou o tento inaugural de Nuno Santos (nove minutos) com golos de Uribe (25 minutos) e Corona (45), mas a última ‘palavra’ foi do suplente Luciano Vietto (87).

Já em 2021, em 19 de janeiro, em Leiria, os dois técnicos reencontraram-se nas meias-finais da Taça da Liga e, mais uma vez, Conceição parecia destinado a bater Amorim, quando, aos 79 minutos, Marega colocou os ‘azuis e brancos’ em vantagem.

Na parte final, ‘emergiu’, porém, outro suplente, desta vez Jovane Cabral, que, lançado aos 77 minutos, ainda com o marcador em ‘branco’, deu a volta ao resultado com um ‘bis’, selado com tentos marcados aos 86 e já nos descontos, aos 90+4.

Menos de um mês depois, em 27 de fevereiro, disputou-se o jogo da segunda volta do campeonato, com o Sporting a chegar com 10 pontos de avanço ao Dragão e completamente embalado para arrebatar um título que lhe fugia desde 2001/02.

O encontro, da 21.ª jornada, terminou como começou, com uma igualdade a zero, que foi claramente favorável aos ‘leões’, que se viriam mesmo a sagrar campeões.

Na presente temporada, em 11 de setembro de 2021, na jornada 5, o Sporting adiantou-se com um golo de Nuno Santos (16 minutos), como no ano anterior, mas, na segunda parte, o colombiano Luis Díaz, entretanto vendido ao Liverpool, empatou o jogo (72).

Amorim ‘manda’, assim, face a Conceição e, consequentemente, ao FC Porto, enquanto o técnico portista tem um histórico desfavorável, mas muito pouco, face aos ‘leões’, com cinco vitórias, contra seis derrotas, mais 12 empates (20-28 em golos).

Desde que chegou ao Dragão, em 2017/18, o ex-jogador de Lazio, Parma e Inter de Milão tem reduzido a desvantagem, sendo que, como treinador ‘azul e branco’, soma cinco vitórias, oito empates e apenas duas derrotas, com 16-12 em golos.

Em 15 embates pelo FC Porto, Conceição só perdeu – excluindo desempates por grandes penalidades – na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal de 2017/18 (0-1 após prolongamento) e a época passada, nas meias-finais da Taça da Liga, já frente a Rúben Amorim.

Quanto aos embates por Olhanense (um), Académica (dois), Sporting de Braga (três) e Vitória de Guimarães (dois), nunca bateu o Sporting, somando quatro empates e outros tantos desaires, com 4-16 em golos.

O 24.º duelo de Sérgio Conceição com o Sporting e oitavo de Rúben Amorim com o FC Porto e o seu atual treinador está marcado para sexta-feira, às 20:15, no Estádio do Dragão, no Porto, e conta para a 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.