Portugal
Sporting recorreu a novo ‘serviço mínimo’ para confirmar o 19.º título
2021-05-12 00:15:00
Síntese dos jogos de uma 32.ª jornada que coroa o novo campeão

O Sporting confirmou hoje a mais do que prevista conquista do título de campeão nacional de futebol, com mais um triunfo pela margem mínima, sobre o Boavista (1-0), e deu mais um passo para a invencibilidade recorde.

Em Alvalade, um golo de Paulinho, ainda no primeiro tempo, garantiu o 13.º triunfo dos ‘verdes e brancos’ pela margem mínima no campeonato (o sétimo por 1-0), que lhes permitiu resgatar um título que fugia há quase duas décadas, desde 2002.

O novo estatuto do Sporting justifica-se pela vantagem de oito pontos sobre o FC Porto, segundo colocado, quando faltam disputar apenas duas jornadas, sendo que o conjunto liderado por Rúben Amorim está cada vez mais perto de ser o primeiro campeão invicto num campeonato com 34 jornadas.

O recorde está à distância de oito dias, durante os quais os ‘leões’ vão entrar visitar o reduto do rival Benfica, no sábado, antes de receberem o Marítimo, na 34.ª e derradeira ronda da I Liga 2020/21.

Quanto ao Boavista, averbou o quinto jogo seguido sem vencer e continua no 16.º posto, que dá acesso ao ‘play-off’ de manutenção, mas apenas dois pontos acima do Farense, que é o penúltimo colocado.

Em vésperas de receber o novo campeão nacional, o Benfica conseguiu manter-se na luta pelo segundo lugar, mas não se livrou de um ‘susto’ na Choupana, onde acabou por vencer por vencer o lanterna-vermelha Nacional, por 3-1.

Pedrão adiantou os insulares no arranque da partida, mas o mesmo central fez o autogolo que empatou o encontro, antes de o jovem Gonçalo Ramos, lançado para o último quarto de hora, consumar o triunfo benfiquista com um ‘bis’.

Com a terceira posição já assegurada, os ‘encarnados’ somam 70 pontos, menos quatro do que o FC Porto, alimentando ainda esperanças de ainda alcançar o segundo posto, enquanto as réstias de esperança do Nacional em manter-se no primeiro escalão começam a esfumar-se.

A luta pelo sexto lugar, o último de acesso às competições europeias da próxima época, mantém-se ao ‘rubro’, já que Santa Clara e Belenenses SAD juntaram-se ao Moreirense – todos com 40 pontos - na perseguição ao Vitória de Guimarães (42), que na quarta-feira defronta o Famalicão.

Os açorianos bateram o Rio Ave por 1-0, graças ao 11.º golo de Carlos Júnior no campeonato, e impuseram aos vila-condenses o 10.º encontro seguido sem vencer no campeonato, no qual estão apenas três pontos acima da zona de despromoção.

Já o Belenenses SAD somou a segunda vitória seguida na prova, graças a uma reviravolta em Tondela (3-1). O quarto melhor marcador da I Liga, o espanhol Mário González (15 golos), colocou os tondelenses na frente, só que Mateo Cassierra, por duas vezes, e Miguel Cardoso asseguraram ao triunfo dos visitantes.

Já com o campeão nacional definido, a 32.ª e antepenúltima jornada da I Liga encerra na quarta-feira, com o Vitória de Guimarães-Famalicão.