O Sporting recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) da última decisão do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol, no âmbito do castigo a João Palhinha.
O CD rejeitou o pedido de despenalização do médio, apresentado pelos leões, confirmando a suspensão de um jogo para Palhinha, que assim ficará de fora do dérbi com o Benfica, para a 16.ª jornada da I Liga e marcado para segunda-feira.
O Sporting alegou que o árbitro Fábio Veríssimo errou ao mostrar o cartão amarelo ao médio, durante o jogo com o Boavista, no Bessa.
Foi o quinto amarelo para Palhinha, que assim terá de cumprir um jogo de castigo. Os leões pediram a despenalização, referindo que o árbitro admitiu ter errado, mas o CD rejeitou o recurso, confirmando o castigo.
O Sporting recorreu agora para o TAD, cuja decisão poderá não ser pronunciada a tempo de João Palhinha ser opção para o jogo com o Benfica, na segunda-feira, em Alvalade.
A não despenalização de Palhinha foi criticada duramente pelos leões, com o diretor de comunicação, Miguel Braga, a afirmar que o "Conselho de Disciplina não tem lugar" no futebol português.
"Um Conselho de Disciplina que não privilegia a verdade desportiva não representa os interesses do futebol e não deve ter lugar no futebol português", escreveu o diretor leonino.
Através do Twitter, Miguel Braga citou as explicações dadas pelo árbitro do encontro com o Boavista, assegurando que Fábio Veríssimo admitiu que "a ação disciplinar não foi adequada".
A decisão do órgão disciplinar federativo foi conhecida ontem à noite e divulgada no site oficial da Liga, com as deliberações dos recursos em análise.
"Decide-se julgar improcedente o presente Recurso Hierárquico Impróprio e, consequentemente, confirmada a decisão disciplinar recorrida que sancionou o jogador n.º 6 da Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD, João Maria Lobo Alves Palhinha Gonçalves, pela prática da infração disciplinar prevista e punida no artigo 164.º, n.º 7 do RDLPFP com suspensão de 1 (um) jogo e multa de €153 (cento e cinquenta e três euros), por factos ocorridos no jogo n.º 11504 (203.01.130), entre Boavista FC SAD e a Sporting CP SAD, realizado no dia 26 de janeiro de 2021, a contar para a 15.ª jornada da Liga NOS", pode ler-se, no comunicado divulgado pela Liga.