Frederico Varandas e Rui Borges falaram da chamada Liga da verdade. Diogo Luís questiona o recurso a esta teoria e deixa uma pergunta sobre lances de penálti na Liga da verdade. “Pressupõe que seriam todos convertidos?”
O tema das arbitragens volta a entrar nas discussões do futebol português e o Sporting já veio a público criticar os critérios dos árbitros.
Assim, nesse sentido, pela voz de Frederico Varandas e do treinador Rui Borges, o Sporting até mencionou a chamada Liga da verdade.
Contudo, Diogo Luís tem dúvidas na forma como se faz a Liga da verdade. Por exemplo, questiona os penáltis.
A Liga da verdade considerado em golos feitos, ou se há a possibilidade de falharem?
“Percebo o argumento comercial, mas fico sempre com as seguintes questões: se uma decisão fosse diferente num jogo, isso significava que a equipa que tinha sido prejudicada conseguiria vencer ou empatar?”, perguntou. E prosseguiu.
Penálti: Como avalia a Liga da verdade?
“Em lances de penálti, a Liga da verdade pressupõe que os castigos máximos seriam todos convertidos?”, questionou Diogo Luís.

Assim, ficam vários dúvidas no ar para Diogo Luís. E delas deu conta ao jornal A Bola. “Em caso de se confirmarem os pressupostos anteriores, com uma alteração no resultado a uma determinada altura do jogo, a restante partida não seria diferente?”, interrogou o ex-lateral.
“Ou será que a Liga da verdade pressupõe que a única coisa que mudaria num jogo seria a decisão errada do árbitro e tudo o resto se manteria igual?”, insistiu Diogo Luís. O ex-futebolista tem várias dúvidas a respeito da Liga da verdade da qual falaram Varandas e Rui Borges.
Diogo Luís disse ainda que “a Liga da verdade está assente em interpretações e não em dados irrefutáveis”.
“Em lances de penálti, a Liga da verdade pressupõe que os castigos máximos seriam todos convertidos?”
Há quem veja um “condicionamento total” do Sporting às arbitragens, isto numa fase em que o “Sporting está de cabeça perdida”.
O presidente do Sporting falou da Liga da verdade em declarações à Sporting TV. Depois, Rui Borges citou o presidente leonino.
Assim, o técnico verde e branco disse em conferência de imprensa que o leão deveria ter mais pontos do que aqueles que tem na classificação.
“Se formos à tal Liga da verdade, o Sporting tem mais quatro ou cinco pontos. O futebol é isto. Mas não gosto de me agarrar aos ‘ses’. Não critiquei a arbitragem”, esclareceu o técnico verde e branco.