Portugal
"Sporting luta para ganhar jogos só dentro de campo. O resto é xarope"
2023-04-04 11:55:00
"Sporting luta pelos prémios Puskas e outros andam metidos em esquemas", lamenta ex-capitão leonino

Carlos Xavier, antigo capitão do Sporting, concedeu uma extensa entrevista ao jornal A Bola onde passa em revista a carreira de jogador e alguns acontecimentos presentes e do passado do futebol português, que não passa sem uma crítica do ex-futebolista que não tem dúvidas em admitir que o emblema de Alvalade é ultrapassado pelos rivais e atira com as razões para tal. "O Sporting luta para ganhar jogos só dentro de campo, por isso é que não ganha mais vezes", referiu Carlos Xavier.

"Aqui em Portugal, um tipo que rouba uma laranja porque tem fome é que vai preso; o resto é xarope", salientou o antigo jogador dos leões, certo de que o Sporting tem um posicionamento no desporto que não serve para ganhar títulos. "O Sporting está no desporto, no futebol, por uma via honesta. Por isso é que não ganha", observou Carlos Xavier.

"O Sporting luta pelos prémios Puskas e outros andam metidos em esquemas. Há indícios disto ou daquilo, que já vêm de há muito tempo", lembra o antigo jogador de futebol que também representou a Seleção Nacional.

""Qualquer dia estamos a jogar como aquelas equipas da Rússia no futsal"

No entanto, admite Carlos Xavier, esta Seleção portuguesa não lhe gera interesse, até porque conta com muitos jogadores que, não tendo nascido em Portugal, foram naturalizados.

"Qualquer dia estamos a jogar como aquelas equipas da Rússia no futsal. Isso desvirtua muito o que é o sentimento patriótico", admite Carlos Xavier, que confirma que a realidade da equipa das quinas lhe passa ao lado.

"Não ligo muito à Seleção porque está cheia de coisas que não gosto de ver", explicou Carlos Xavier, acreditando que o Sporting poderia ter mais jogadores selecionados pelo técnico Roberto Martínez, ou no passado por Fernando Santos.

"Sporting sempre foi uma equipa boazinha"

Só que, no entendimento de Carlos Xavier, os dirigentes do Sporting acabam por ter um comportamento que abre margem para que jogadores do leão não sejam chamados à equipa principal de Portugal.

"Sporting sempre foi uma equipa boazinha, os dirigentes não fazem mossa", justificou o antigo capitão do Sporting, esperando que, no que ao contexto do clube diz respeito, Rúben Amorim possa manter-se em Alvalade por muitos anos.

A este propósito, Carlos Xavier entende que "100 milhões de euros" seria um valor natural a pagar por um treinador com a capacidade que vê ter Rúben Amorim.

De resto, o antigo capitão dos leões aproveita a entrevista para elogiar a forma como o treinador do Sporting aposta em jovens da formação verde e branca.