Portugal
"Sporting foi inteligente e já entendeu que uma equipa está a liderar tudo isto"
2022-12-09 21:05:00
"Tanto o FC Porto como o Sporting não podem deixar que o Benfica se acomode àquela posição", diz treinador Jorge Castelo

A temporada que o Benfica está a realizar vai obrigar os rivais a repensarem a sua estratégia no que toca à abordagem para os próximos tempos. Esta é, pelo menos, a convicção de Jorge Castelo, treinador, professor da UEFA nas áreas da metodologia de treino e antigo colaborador de Benfica e Sporting, entre outros clubes, destacando que o Sporting foi "inteligente" com a renovação de contrato do treinador Rúben Amorim.

"Eu acho que o Sporting foi inteligente. Porque o Sporting já entendeu que há uma equipa que está a liderar tudo isto, neste momento. E está a criar convulsões nos outros clubes todos. O Benfica, neste momento, está a obrigar os outros clubes todos a repensar o que é que vai ser o futuro", comentou Jorge Castelo.

Nesse sentido, o treinador sustentou também que "o futuro não pode ficar nas mãos do Benfica porque isto é um jogo, isto é uma 'guerra'".

"Tanto o FC Porto como o Sporting não podem deixar que o Benfica se acomode àquela posição", acrescentou Jorge Castelo, que falava em declarações no canal A Bola TV.

"Como vocês sabem, eu sou o mais imparcial possível. Se eu estivesse do lado do Sporting, eu diria que isto não pode ser. E o Sporting diz assim 'vamos começar pelo treinador, que é o nosso líder e não podemos deixar sair'", referiu ainda Jorge Castelo.

"Se é um dos melhores treinadores do mundo a gente não sabe. Se não, teríamos de estar à espera do Pep Guardiola ou outra coisa qualquer. Isso não interessa", manifestou Jorge Castelo, acredidanto que deram no Sporting algumas "indicações" daquilo que será o clube de Alvalade no futuro para o convencer a manter-se em Alvalade.

Por outro lado, Jorge Castelo falou também a respeito do papel que o FC Porto quererá desempenhar no futuro no contexto do futebol nacional.

"O FC Porto também vai ter que ter uma solução. Passará pelo Sérgio Conceição eventualmente. Poderá haver um ciclo administrativo diferente", admitiu Jorge Castelo.

"Os dois clubes têm que entender que em termos de estratégia ou atuam agora ou vão ver o futuro num canudo. Podem ter a certeza. Porque a tendência no Benfica é reforçar-se cada vez mais e causar 'distúrbios' na casa dos outros", rematou o treinador Jorge Castelo, não esquecendo que a nova Liga dos Campeões poderá potenciar o desejo de vários clubes apostarem em estar no pelotão da frente. "Sim, sim", finalizou.