Portugal
Sporting é campeão e uma das trends do Twitter é #VarandasOut
2021-05-12 19:20:00
Hashtag do movimento que exige demissão do presidente leonino viraliza em tempo de festa pela conquista do campeonato

O Sporting venceu a I Liga 2020/21, recuperando um título que fugia desde 2002, e os festejos estão longe de chegar ao fim, com uma onda verde a tomar conta do País. Milhares de adeptos leoninos recorreram às redes sociais para celebrar a vitória no campeonato, o que deu azo a uma situação inusitada, com a hashtag #VarandasOut a tornar-se na maior tendência do Twitter.

A hashtag remonta aos primeiros tempos de Frederico Varandas na presidência do Sporting. A pouco e pouco, foi ganhando força um movimento de adeptos a exigir a demissão do dirigente, que ganhou particular dimensão quando o Sporting cortou os apoios a duas claques, momento que deu um impulso importante à corrente #VarandasOut.

Na ressaca dos festejos pela conquista da I Liga 2020/21, meses depois dos leões de Rúben Amorim terem erguido a Taça da Liga, a hashtag #VarandasOut tornou-se numa das tendências do Twitter, sendo um dos ‘assuntos do momento’ em Portugal. Isto porque muitos internautas recuperaram momentos dessa contestação ao presidente do Sporting, em 2019 e 2020, num momento em que Frederico Varandas tem sido publicamente destacada por alguns dos conhecidos rivais internos como um dos ‘heróis’ da vitória no campeonato, em particular por causa da aposta no treinador Rúben Amorim.

As opiniões dividem-se. Muitos garantem que, apesar do Sporting ter conquistado a I Liga, vão continuar a exigir a saída de Frederico Varandas; outros dão a mão à palmatória e admitem que, perante o título nacional, se enganaram quando ao valor e mérito do presidente leonino.

Há também adeptos de outros clubes (ou que, nos comentários, se assumem como tal) a aproveitarem a tendência para se ‘intrometerem’ na atualidade leonina, desejando a saída do presidente que devolveu o título nacional ao Sporting. Para ajudar a viralizar, há também vários internautas que, não acompanhando o futebol, questionam o motivo da hashtag estar nas tendências, dando-lhe ainda mais força.

Certo é que, nas redes sociais, os contestatários do atual presidente mantêm a sua visão crítica e pretendem ver uma mudança de direção, ainda que Frederico Varandas tenha conquistado o título, ao qual se junta a Taça da Liga, na presente época.