Portugal
"Sporting cometeu uma das maiores burlas do século XXI"
2024-10-21 14:45:00
"Anos de correspondência privada tornada pública pela mão da santa aliança", aponta Mauro Xavier

Mauro Xavier não gostou do silêncio do Benfica face à entrevista de Frederico Varandas. O presidente do Sporting comparou o Caso dos Emails ao Apito Dourado e disse que Luís Filipe Vieira tentou uma "portização do Benfica". Para o conhecido associado do Benfica, Frederico Varandas deveria olhar para dentro de casa e lembrar-se de algumas situações como a "concorrência desleal" com empréstimos pedidos.

Numa altura em que comanda o campeonato e tem o Sporting como campeão nacional em título, Frederico Varandas concedeu uma entrevista à estação pública de televisão. E foi aí que abordou vários temas. A dado momento, Varandas disse mesmo que Vieira tentou uma "portização do Benfica"

Mauro Xavier diz que Sporting "cometeu uma das maiores burlas"

Entre benfiquistas há quem note um "complexo de inferioridade" de Frederico Varandas face ao Benfica. E a este propósito, Mauro Xavier chega mesmo a lamentar o silêncio da comunicação encarnada.

"Aguardei pela reação do Benfica, mas não chegou", criticou Mauro Xavier, lembrando que o Benfica tem tido o nome associado em processos por conta de "anos de correspondência privada tornada pública pela mão da santa aliança".

Contudo, até agora, "continuamos com uma mão cheia de nada". "Não gosto de ver o Benfica associado a processos, mas importa lembrar que a maioria desses processos nasceu de denúncias dos nossos rivais", referiu o gestor e conhecido benfiquista, em mensagem deixada nas redes sociais.

Depois das críticas do presidente do Sporting, Mauro Xavier recordou os processos de negociação dos leões com a banca. "Caro Frederico Varandas, o Sporting cometeu uma das maiores burlas do século XXI: pediu 100 milhões emprestados e não pagou. Isso é concorrência desleal. Se houvesse valores corretos, essa dívida já estaria liquidada", salientou Mauro Xavier.

Para o benfiquista, percebeu-se que Varandas "considerou normal a banca perdoar-lhe uma dívida e não executar a hipoteca — mesmo quando o ativo era superior ao valor pago".

Em relação às comparações do Benfica com os tempos do processo Apito Dourado, Mauro Xavier diz que isso é uma "ofensa grave". "Comparar o Benfica ao Apito Dourado é uma ofensa grave. O que aconteceu foi sério e não pode ser esquecido".

Além disso, o benfiquista desafiou ainda que sejam partilhadas as "provas". "Venham as provas. Isto não pode passar em branco", avisou ainda Mauro Xavier.

Varandas com dúvidas que Benfica seja condenado

O Ministério Público quer levar a SAD do Benfica a tribunal. Mas Frederico Varandas tem dúvidas de que a SAD encarnada seja condenada. Contudo, o presidente sportinguista entende que os portugueses percebem o que se passou.

"Tenho muitas dúvidas [que se faça justiça]. Há sempre a esperança quando vejo uma Juventus que desceu de divisão, ou clubes da Premier League a perderem pontos. Mas também entendo a dificuldade do Ministério Público em conseguir provar", disse Varandas à RTP.

"Agora, uma coisa é o que é provado [em tribunal], outra coisa é um português, com dois dedos de testa, saber o que se passou", apontou o presidente dos campeões nacionais.