Portugal
Sporting alinha com Benfica em relação às "palavras de Pinto da Costa"
2021-02-17 11:55:00
Leões dizem ainda que "narrativa" portista em relação às arbitragens "não cola"

O Sporting entende que "não é descabido dizer que parte daquelas palavras [de Pinto da Costa após o jogo em Braga para a Taça de Portugal] foram incentivo às ações que se desenrolaram", na última semana, em relação a ameaças de morte ao árbitro Luís Godinho e família, e também com a divulgação dos contactos dos árbitros nas redes sociais.

Miguel Braga, porta-voz dos leões, sustenta que "há uma relação direta entre a conferência de imprensa [de Pinto da Costa] e os atos que se seguiram".

O Sporting segue a linha de pensamento que já tinha sido seguida por Jaime Antunes, vice-presidente suplente do Benfica, que, na Benfica TV, avisou que "se houver uma tragédia, o FC Porto e o seu presidente serão os autores morais".

O Sporting aborda o clima de instabilidade e pressão na arbitragem e refere que "repudia qualquer incentivo à violência", sustentando-se ainda que a "narrativa" portista em relação às arbitragens "não cola".

"É um tipo de comportamento que não ajuda. Aliás, pelo contrário, só estraga o futebol português", afirmou Miguel Braga, em declarações na Sporting TV.

Além disso, o diretor de comunicação do Sporting vela ainda críticas ao discurso portista em relação às arbitragens e destaca que "o FC Porto é a equipa em Portugal com menos amarelos e aquela que durante a primeira volta do campeonato teve mais penáltis a seu favor, mais do que Sporting, Benfica e SC Braga juntos", comentou ainda Miguel Braga.

A respeito das arbitragens, recorde-se, Pinto da Costa deu voz à revolta portista no final do jogo de Braga para a Taça de Portugal e lamentou, ao mesmo tempo, que o clube azul e branco não se possa queixar ao Governo já que a secretaria de Estado do Desporto está sem líder, dizendo que o secretário de Estado "morreu".

Mas não foi apenas o discurso portista contra as arbitragens que mereceu comentários por parte de Miguel Braga que desvalorizou a teoria de que os rivais leoninos têm tido uma maior densidade competitiva.

"Estão de alguma forma tentar desvalorizar a liderança do Sporting apontando como argumento os árbitros ou outras coisas mais surreais, como a quantidade de jogos que tem sido desgastante para as outras equipas e o facto de o Sporting não estar na Europa e ter sido eliminado na Taça de Portugal".

Miguel Braga realça que o "Sporting lidera o campeonato por mérito e é a única equipa que até ao momento está sem derrotas".