Miguel Sousa Tavares lamenta o rendimento do atual FC Porto e acha “estranho um portista pensar como um sportinguista”, na busca de explicações “externas”.
O conhecido portista não se conforma com o momento dos dragões e lembra que, no ano passado, a equipa falhou o apuramento para a Champions mas venceu a “Taça de Portugal” e goleou o Benfica por 5-0 no Estádio do Dragão.
“É muito estranho para um portista estar a pensar e a escrever como se fosse um sportinguista, habituado às derrotas e sempre à procura de razões externas para as justificar”, referiu Miguel Sousa Tavares.

Assim, o conhecido adepto do FC Porto indicou que André Villas-Boas e Martín Anselmi têm de mudar o balneário para a próxima temporada. Aliás, é já na próxima época que Sousa Tavares tem os olhos.
“Metade da equipa do FC Porto é para deitar fora sem contemplações, se realmente se pretende inverter esta postura de habituação à derrota”, avisou o escritor e conhecido portista.
Portista Sousa Tavares a pensar à “sportinguista”
Ao mesmo tempo, Sousa Tavares aguarda para saber o que o FC Porto ainda fará nesta época. Para já, o cenário matemático ainda permite sonhar com o título ou com o segundo lugar.
Contudo, Sousa Tavares teme que nenhum desses lugares seja alcançado. Nesse sentido, o portista lembra que o FC Porto de Sérgio Conceição também falhou o título e o apuramento para a Liga dos Campeões.
“É muito estranho para um portista estar a pensar e a escrever como se fosse um sportinguista, habituado às derrotas e sempre à procura de razões externas para as justificar”
No entanto, Sousa Tavares realça algumas vitórias do FC Porto na última temporada. “No ano passado também ficámos em terceiro, mas, pelo menos, tivemos duas compensações: ganhámos a Taça de Portugal e enfiámos 5-0 ao Benfica”, lembrou Sousa Tavares, no Record. Na última época, apesar das dificuldades, o FC Porto goleou o Benfica por 5-0.
Todavia, nesta temporada, as coisas não se alinham para esse cenário. Desde logo, o FC Porto já não vencerá a Taça de Portugal. Recorde-se que o FC Porto foi afastado pelo Moreirense nas primeiras eliminatórias.
“Este ano tudo é tristemente diferente”, admitiu Miguel Sousa Tavares sobre o FC Porto atual que leva este portista a “pensar como sportinguista”.