Miguel Sousa Tavares não percebe como perdeu por 4-1, na Luz, o FC Porto diante de um Benfica que esteve "borrado de medo" em Munique, dias antes. Os portistas procuram explicações para a derrocada azul e branca na Luz. E o entendimento fica curto sobretudo por causa daquilo que, pouco antes, o Benfica fez (ou não fez) na Baviera.
O FC Porto chegou à Luz na tentativa de alargar distâncias para o Benfica. Os portistas tentavam também não perder margem para o Sporting, que tinha vencido em Braga. Só que a equipa de Vítor Bruno entrou em derrocada na capital. O Benfica mostrou-se confortável em campo e andou sempre na frente. A exceção foi um erro defensivo de Trubin e Otamendi que valeu o golo de Samu; na altura o empate com que se foi para o intervalo.
Sousa Tavares: Benfica "borrado de medo" de Munique vence FC Porto
Mas no segundo tempo o Benfica superiorizou-se ao FC Porto. Os "quatro golos no salão de festas" deixaram marcas na nação azul e branca. Sousa Tavares não entende como o FC Porto perdeu contra um Benfica que esteve "borrado de medo" em Munique, dias antes.
"Se me parece impossível lutar pelo título, já nada justifica perder por 4-1 contra um Benfica que vimos borrado de medo em Munique", criticou Sousa Tavares. De resto, o portista nota que o Benfica levantou-se "das cinzas" e o FC Porto ficou nelas.
"Ajudámos a levantá-los das cinzas e afundarmo-nos nós nelas. Há muito para refletir ainda mais para mudar", avisou o escritor, numa coluna de opinião no jornal Record.
Benfica "borrado de medo" vence FC Porto de Sousa Tavares
O conhecido portista crê que "esta equipa [FC Porto] é melhor do que a do ano passado". Ainda assim, Sousa Tavares não entende como é que Pepe não teve lugar neste plantel.
"É verdade que é muito jovem [o plantel] e é pena que tenha sido desconsiderado o contributo que Pepe ainda poderia dar para o seu entrosamento", observou Miguel Sousa Tavares.
O desaire azul e branco na Luz gerou pressão no FC Porto. Alguns adeptos fizeram uma espera à comitiva portista na madrugada de segunda-feira. Após a viagem de Lisboa, o FC Porto sentiu o descontentamento de alguns adeptos no Olival.
De resto, nos últimos dias, a presença da GNR tem sido notada nas imediações do centro de treinos usado pelo FC Porto em Vila Nova de Gaia.