Portugal
"Soares Dias quis resolver cedo. Talvez medo por causa da montra da pastelaria"
2021-04-26 10:00:00
"Pinto da Costa com ironia diz as coisas com maldade", critica Manuel Fernandes

A arbitragem de Artur Soares Dias não escapa na indignação leonina após o jogo entre SC Braga e Sporting, que terminou com triunfo em tons de verde e branco, mas com os leões com várias baixas para a próxima jornadas devido a expulsão e outros amarelos mostrados a vários jogadores do Sporting. Por isso, desde Alvalade, chega um duro ataque ao árbitro da Associação de Futebol do Porto pela forma como conduziu o jogo de Braga e para forma como se entende que este costuma apitar internacionalmente, estando até entre os eleitos para as grandes competições de seleção que vão decorrer nos próximos meses.

"O Artur Soares Dias é um grande árbitro. Na Europa é extraordinário. Em Portugal, não apita da mesma forma. Gostava de saber porquê?", interrogou Manuel Fernandes, figura destacada no universo leonino, que foi à Sporting TV após o jogo de Braga e disse que ia falar porque vencer, caso contrário, porventura, disse que talvez nem fazia referências ao trabalho de Artur Soares Dias. "Eu falo do árbitro porque ganhei, ganhei. Se não tivesse ganho, se calhar nem falava", justificou Manuel Fernandes.

O ex-goleador leonino entende que o juiz portuense "quis resolver cedo o jogo" entre SC Braga e Sporting, aludindo à forma como Gonçalo Inácio viu dois amarelos e o consequente vermelho ainda nos primeiros minutos da partida. "Tenho que desconfiar destas coisas", assegurou Manuel Fernandes, não percebendo como é que o central verde e branco viu, sobretudo, o segundo amarelo. Se em relação à primeira cartolina, Manuel Fernandes a compreende, em relação à segunda, essa, não colhe entendimento por parte do ex-avançado dos leões.

"É falta mas não é para amarelo. Nunca na vida", comentou o antigo atacante do clube lisboeta que prosseguiu com as 'baterias' apontadas em direção a Artur Soares Dias. "Não é normal isto acontecer. Os amarelos ao Sporting são inacreditáveis, achei isto muito estranho".

Manuel Fernandes associa o estilo de arbitragem de Artur Soares Dias na 'Pedreira' às declarações recentes de Pinto da Costa. "Se calhar as declarações do presidente do FC Porto, que com ironia diz as coisas com maldade...", equacionou Manuel Fernandes.

A antiga glória leonina destacou ainda que, em Braga, ficou "provado" que o Sporting "foi prejudicado". "Artur Soares Dias não fez um trabalho isento. Deve ter medo por causa da montra da pastelaria. Quem vive no Porto sabe que estas coisas podem acontecer".

Ainda em relação à arbitragem do juiz portuense, Manuel Fernandes referiu que, em Braga, se viu um Soares Dias a "apitar por tudo e por nada", coisa que o ex-avançado verde e branco não entende, lembrando que, há não muito tempo, no Estádio do Dragão, Tiago Martins optou por deixar jogar "e não foi nas simulações do Taremi e do Marega". 

"Isso é que é apitar como em Inglaterra", indicou Manuel Fernandes, satisfeito, ainda assim, com a conquista dos três pontos por parte da formação orientada por Rúben Amorim.

Com o triunfo diante da turma de Carlos Carvalhal, o Sporting deu um passo para a conquista do título de campeão nacional de futebol. O golo do suplente Matheus Nunes manteve os leões firmes no topo.