Portugal
“Só Jaime Antunes é que fala. Não ficaria admirado se quiser ter outros voos”
2021-07-26 14:45:00
É “estranho” um vice-presidente revelar “situações internas do Benfica”, diz Octávio Machado

A solidariedade dos responsáveis do Benfica para com o ex-presidente Luís Filipe Vieira tem sido um dos pontos em debate nos últimos dias, na sequência da detenção de Vieira e posterior renúncia aos cargos que desempenhava nas águias.

Rui Costa assumiu a liderança do Benfica e dele não se ouviu ainda uma ideia firme sobre o envolvimento de Vieira na operação Cartão Vermelho. Parte dos adeptos tem interpretado este silêncio de Rui Costa como parte de uma alegada estratégia montada pelo vice-presidente José Eduardo Moniz.

A teoria começou a ganhar tal dimensão que outro vice-presidente, Jaime Antunes, veio a público garantir que Rui Costa “não é uma marioneta” de Moniz, acrescentando que o atual presidente do Benfica descartou um discurso que tinha sido preparado pelo antigo diretor-geral da TVI.

“Eu estive presente nessa reunião [da direção]. Dizer que o Rui Costa é uma marioneta é uma coisa ridícula. (...) O José Eduardo Moniz, como lhe compete por ser um responsável da área da comunicação, preparou um discurso para Rui Costa, esse discurso não foi feito logo em primeira linha por Rui Costa porque entendeu que não refletia a situação”, explicou Jaime Antunes.

Só que o vice-presidente do Benfica disse muito mais: revelou “situações internas” do Benfica, dando a conhecer vários pontos de vista que foram debatidos nessa reunião da direção, como adiantou Octávio Machado.

“Há uma coisa que me faz confusão. Esse senhor faz parte da direção, mas não é o porta-voz. É só ele que fala, é só ele que dá ‘bitaites’ cá para fora, é ele que é o dono e vai pôr tudo no sítio. Eu estranho tudo isso”, afirmou o palmelão.

Jaime Antunes “é alguém que, em função do pedido de Luís Filipe Vieira, subiu a vice-presidente” e que nos últimos tempos tem ganho um crescente protagonismo pelas bandas da Luz.

“Não sei se ele está à espera de muito mais. Não me admiraria nada se este senhor quiser ter outros voos, só ele é que fala”, continuou Octávio, numa análise às declarações de Jaime Antunes, na CMTV.

Octávio Machado insistiu que é “estranho” que Jaime Antunes venha para a praça pública garantir que os responsáveis do Benfica estão solidários com Luís Filipe Vieira quando o podia ter feito diretamente junto do ex-presidente das águias.

“Se Jaime Antunes tinha de clarificar alguma coisa tinha era de falar com Luís Filipe Vieira e esclarecer a situação na sua presença. Não tinha de trazer os problemas internos cá para fora, não tinha de trazer cá para fora reuniões em que se tomaram decisões. Este senhor traz cá para fora, para a discussão dos adeptos e não só, algo que foi discutido numa reunião”, reforçou.

Com uma atitude dessas, Jaime Antunes demonstrou que não tem “capacidades” para exercer cargos diretos no Benfica. “Há pessoas naquele grupo que não têm perfil, nem idoneidade, nem seriedade para estarem num grupo de trabalho que toma decisões. Ele pode ter a sua opinião, mas estamos a falar de situações internas que dizem respeito ao Benfica”, concluiu Octávio Machado.