No programa Titulares desta noite, na SportTV, Simão Sabrosa revelou que “está tudo bem encaminhado” para regressar ao Benfica, para trabalhar na formação.
“As conversações estão bem encaminhadas e vamos ver o que vai acontecer. Tudo indica que será para a formação. É o mais importante. É importante que eles saiam estruturados e que tenham referências. Sempre adorei formação”, referiu o ex-jogador.
Simão Sabrosa explica que o seu papel será transmitir aos jovens quem são as grandes referências do passado, mesmo no passado recente, dando como exemplo Rui Costa, que, para muitos jovens da formação, é visto como um dirigente e não como um grande ex-futebolista.
Por outro lado, esclarece, “faz todo o sentido” que a sua carreira prossiga na formação, “seguindo o exemplo de grandes treinadores, que optaram pela formação, para poder ter melhor conhecimento, estudar todas as possibilidades, para poderem acertar, errar, voltar a errar e ganhar, no final”.
“A formação é o pilar para se conseguir um bom profissional do futebol. Está bem encaminhado [para regressar ao Benfica]. Nós somos referências e podemos ensinar. A acontecer, será só na próxima época”, disse ainda.
Sobre a dificuldade dos jovens em entrar na equipa principal do Benfica, Simão lembra que, nos últimos anos, muitos jogadores atingiram essa meta. "Porque é que se investe tantos milhões na formação se, depois, não se dá uma oportunidade? Nem todos a terão, mas tem de haver essa capacidade de escolher os melhores, prepará-los para a principal equipa", disse.