António Bagão Félix, antigo ministro das Finanças e conhecido sócio do Benfica, diz que não entende o silêncio político em relação ao caso da recompra dos chamados Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC's). Num olhar ao negócio, e socorrendo-se da vasta experiência que tem no mundo financeiro e económico, diz que não pode apontar "nada" aos dirigentes do clube de Alvalade pelo negócio alcançado.
Contudo, Bagão Félix é duro no comentário que faz aos responsáveis pela banca que assinaram o acordo com o Sporting, pelo "péssimo negócio" que viu os bancos fazer com o emblema verde e branco.
"Na ótica do clube nada tenho a dizer quanto ao negócio que a direção leonina fez, alcançando um importante resultado transacional. Mas não posso deixar de aqui registar o péssimo negócio dos bancos, um dos quais beneficiou direto ou indiretamente de dinheiro público, isto é, nosso", comentou Bagão Félix, em artigo de opinião que assina no jornal A Bola.
"Qualquer medíocre analista saberia"
O antigo responsável pelas Finanças e que também foi ministro da Segurança Social e do Trabalho, faz notar que publicamente se faz saber que, deste modo, os bancos "minimizaram perdas, só não nos dizem como foi possível aceitar operações deste jaez que qualquer medíocre analista saberia que iriam ser um desastre", apontou Bagão Félix.
Por outro lado, o antigo ministro lamenta a atitude das entidades que se ocupam pela concorrência. "As autoridades que tratam da concorrência também ficam quedas e mudas", criticou Bagão Félix, antes de criticar os decisores políticos.
Bagão Félix lamenta aquilo que chama de "silêncio ensurdecedor" e ainda faz reparos à forma como o caso passou na comunicação social de "raspão" e em "toque acelerado, gastando-se mais linhas ou minutos numa qualquer parvoíce, como a da ida de Di María ao casamento da sua irmã."
O antigo ministro das Finanças diz, pois, que o Sporting poderá em breve vender parte da participação que agora consegiu na sua SAD. "Viva a concorrência", concluiu António Bagão Félix.
"Os do Benfica e do FC Porto não conseguiram? É a vida"
Sobre este negócio, recorde-se, o ex-jogador e agora especialista em assuntos económicos Diogo Luís já tinha dito também que "eles [dirigentes leoninos] foram lá e pediram um perdão de divida."
"Foi aceite. É um bom trabalho. Os dirigentes do Sporting fizeram um bom trabalho. Os do Benfica e do FC Porto não conseguiram? É a vida", disse o antigo jogador sobre um tema que tem gerado desagrado nos rivais do Sporting.