Portugal
Shéu revela papel dos ex-jogadores na estrutura do Benfica
2020-05-15 19:30:00
Declarações a propósito das comemorações do tetracampeonato

Shéu Han, antiga glória do Benfica e 'team manager' dos encarnados na época do tetracampeonato, deu um testemunho muito pessoal sobre a importância dos ex-jogadores na estrutura do futebol.

Elogiando o presidente, Luís Filipe Vieira, por colocar atletas que vão terminando as carreiras em novas funções, Shéu garantiu que "há um efeito" nessa medida, ao comentar o tetracampeonato para a BTV.

"O jogador percebe que está num sítio para ganhar" quando entra no balneário e se depara com um antigo atleta que nesse mesmo clube conquistou vários troféus, explicou.

"O próprio jogador vai sentir-se impelido a chegar àquele patamar", garantiu Shéu, lembrando conversas que teve nesse sentido com Luisão e Jonas.

"Basta olhar hoje para o Benfica e ver que esta mensagem não precisa de ser tão audível porque está a ser continuada em vários aspetos. Se eu chegasse hoje ao Benfica, diria que é o melhor clube do mundo", insistiu.

A ideia foi complementada por Rui Costa, ex-jogador e atual administrador da SAD do Benfica, também convidado num programa para lembrar a conquista do tetracampeonato.

"É um bocado o meu papel no balneário, nunca substituindo o papel do treinador. É dar uma palavra de motivação ou tentar levantar a moral de um jogador que não esteja tão bem como quer. Até pela experiência de campo, o meu papel é perceber qual é a palavra que lhes pode ajudar para que o jogo corra ainda melhor", salientou o antigo médio das águias.

"Temos a sorte de, no Benfica, ter estruturas muito sólidas há anos. Mérito do presidente e dos diretores-gerais que temos tido, porque a coordenação de tudo isto não é nada fácil. Se perguntarmos aos jogadores, dificilmente vamos encontrar um que se mostre descontente ou aponte falhas", concluiu Rui Costa.