Portugal
"Será que aqueles que estão a dirigir o VAR também têm cores clubísticas?"
2023-02-17 09:50:00
"O Sporting joga com aquilo que pode e pode pouco", diz ex-técnico verde e branco

As arbitragens têm sido fortemente criticadas e a 14 jornadas do fim do campeonato, o experiente treinador Manuel José admite que alguém terá de fazer alguma coisa sob pena de o clima ficar ainda mais instável em redor das mulheres e homens do apito, agora que se aproximam as grandes decisões internas do futebol português.

"O árbitro está debaixo de uma pressão muito grande, o VAR tem de ser uma ajuda e não tem sido, tem sido pior. Eu acho que têm de começar a penalizar mais vezes o VAR do que os árbitros, porque o VAR é que é o culpado da desconfiança que se vem criando para com o árbitro", indicou Manuel José, compreendendo que os árbitros possam errar; já em relação aos elementos do VAR não alinha pela mesma toada.

"Os árbitros são humanos e erram como toda a gente e está lá o VAR para corrigir os erros. E o VAR não corrige os erros. Porquê? Será que aqueles que estão a dirigir o VAR também têm cores clubísticas? É um problema que se coloca", comentou Manuel José, antevendo uma luta pelo título até ao fim.

"Benfica sabe que não pode facilitar absolutamente nada"

"O FC Porto não vai desistir até ao fim de poder ganhar este campeonato e chegar ao fim como campeão e o Benfica sabe que não pode facilitar absolutamente nada, e, portanto, acho que toda a pressão está acima de tudo em cima do Benfica", observou o experiente treinador, prevendo um clássico da Luz escaldante.

"O clássico na Luz entre Benfica e FC Porto vai ser determinante. Vai ser um jogo determinante embora não saiba quantos pontos serão [e se alguma equipa os terá de vantagem perante a outra]", afirmou Manuel José.

"Com jogadores da equipa B ninguém ganha campeonatos"

Por outro lado, o treinador colocou de parte o Sporting da luta pelo título, realçando que "com jogadores da equipa B ninguém ganha campeonatos".

"Têm saído jogadores importantes do Sporting e o Sporting tem jogado com miúdos sub-20 ou o máximo de 22 anos. Com jogadores da equipa B ninguém ganha campeonatos", atirou Manuel José, ilibando o treinador dos leões Rúben Amorim.

"O menos culpado nisto tudo é Rúben Amorim, o Sporting joga com aquilo que pode e pode pouco. Não se podem exigir campeonatos quando tem de se cingir a lançar miúdos que chegam, da equipa B com 21 ou 22 anos. É impossível. Nem pouco mais ou menos", afirmou Manuel José, em declarações à Renascença.

Benfica e FC Porto estão nesta altura separados por cinco pontos, com vantagem para os pupilos de Roger Schmidt. Já o Sporting é quarto a 15 de desvantagem das águias e 10 do FC Porto. Em terceiro lugar está o SC Braga.