“Hoje é um dia histórico e de grande felicidade para a nossa família sportinguista. Com a inauguração da rotunda de Alvalade, da Rua Professor Mário Moniz Pereira, dos três campos de Futebol Fernando Peyroteo, Luís Figo, Cristiano Ronaldo e do Pavilhão João Rocha, nasce, assim, a tão ansiada 'Cidade Sporting'”.
A frase pertence a Bruno de Carvalho, foi proferida em junho de 2017, quando era dirigente do Sporting, e ganha agora atualidade porque o ex-presidente a recupera, numa publicação feita nas redes sociais.
É a reação do ex-dirigente leonino ao projeto ‘Cidade Sporting’, anunciado hoje, com inauguração prevista para o próximo mês de maio, e que envolve desporto, arte e tecnologia e prevê a criação de uma ligação ao pavilhão e novas infraestruturas.
O objetivo do emblema de Alvalade, segundo informação divulgada hoje, é revitalizar toda a zona envolvente ao Estádio José Alvalade, em Lisboa.
O clube liderado por Frederico Varandas realça que a Cidade Sporting resulta de uma parceria com o município de Lisboa, do Gabinete de Arte Urbana e da Junta de Freguesia do Lumiar.
Porém, Bruno de Carvalho lembra aquelas palavras, com mais de três anos, e recorre à ironia para atacar o seu sucessor na presidência. O ex-dirigente reclama a ‘paternidade’ do projeto e critica Varandas, considerando que o atual presidente está a gerir o clube com ideias que não lhe pertencem.
“Em 2021, Varandas vai inaugurar a ‘Cidade Sporting’. Ser presidente assim é fácil, fácil... Com os milhões de outros, com os atletas de outros, com as ideias de outros, com os projetos de outros...”, reage Bruno de Carvalho.
A finalizar esta crítica, Bruno de Carvalho recorda a frase de Rúben Amorim – ‘Onde vai um vão todos’ – que ficou eternizada no reino leonino. Mas adultera-a, adequando-a ao momento. “Afinal, para onde foi um, vão estes!”, conclui Bruno de Carvalho, que partilha um vídeo com a sua declaração de 2017.
Nesse mês será feita uma ligação, com uma artéria verde – que simulará uma pista de tartan -, às duas grandes estruturas, o pavilhão e o estádio, e, em junho, o clube avançará com dois espaços de desporto e lazer.
O projeto contempla “a criação de um campo de basquetebol e de um parque de skate junto ao estádio”, com ambos a serem alvo de “pinturas de arte urbana, ganhando também uma dimensão cultural e uma atrativa estética adicional”.
“O campo de basquetebol embora não seja oficialmente de 3x3 – modalidade olímpica a partir deste ano –, está alinhado com o projeto 3x3 BasketArt, promovido pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB)”, indicou o clube, que pretende atrair mais praticantes para a modalidade, que retomou em 2019/20.
Eh eh eh... Em 2021 Varandas vai inaugurar a "Cidade Sporting"...
— Bruno de Carvalho (@BrunodC72) March 25, 2021
Ser presidente assim é fácil, fácil...
Com os milhões de outros,
Com os atletas de outros,
Com as ideias de outros,
Com os projectos de outros...
Afinal, para onde foi um, vão estes! https://t.co/Hm3LwsUNgs