O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, admite que o dragão não parte como favorito para a nova temporada e a sustentar essa ideia está, por exemplo, aquilo que o técnico diz que vai vendo escrito nos jornais diariamente. "Olhando para as páginas dos jornais não somos nada favoritos, vamos acabar o campeonato em quarto lugar", disse Sérgio Conceição, em conferência de imprensa, aos jornalistas.
Antigo colega de equipa de Sérgio Conceição no FC Porto e confesso adepto sportinguista, o ex-jogador Fernando Mendes diz que não alinha neste tipo de narrativa portista, mas admite que faz parte do "ADN" azul e branco ao longo dos anos falar assim. "Está no ADN. As coisas funcionam assim, sempre funcionaram e vão continuar a funcionar", vaticina Fernando Mendes.
Há pessoas que gostam e habituam-se sistematicamente. É uma pena"
O antigo futebolista português realçou que o discurso azul e branco é do "sempre tudo contra a gente" e, como tal, "basta ver os queridos amigos comentadores" e aquilo que vão dizendo ao longo das temporadas de futebol.
"Está sempre tudo contra a gente. Somos sempre os coitadinhos", citou o ex-jogador Fernando Mendes, em declarações num painel de desporto no canal CMTV, onde deu conta de que o emblema liderado por Pinto da Costa poderia ter outro tipo de abordagem no discurso.
"Eu digo o contrário e acho que o FC Porto é um clube tremendo, tremendo, tem um treinador extraordinário, consegue coisas que muitos clubes portugueses queriam lá chegar e não conseguem e é uma pena andar sistematicamente nisto", lamentou o ex-futebolista.
A somar a isso, Fernando Mendes ainda foi insistindo que já é recorrente este tipo de narrativa vinda do Estádio do Dragão, ao longo dos anos.
"'Somos os coitadinhos, lá em baixo é que coiso, cá em cima é que se trabalha' e vamos andando sempre nisto", criticou Fernando Mendes, reiterando que os portistas têm uma linha constante a este propósito.
"Aqui, no FC Porto, representamos uma região. Sentimos esse peso"
"É sempre tudo roubado e há pessoas que gostam disto. Há pessoas que gostam e habituam-se sistematicamente. É uma pena", destacou, sublinhando ainda que "a mentalidade de algumas pessoas é isto".
Recentemente, recorde-se, o central Pepe também deu conta de que o FC Porto sente que representa uma "região" do país. "Aqui, no FC Porto, representamos uma região. Sentimos esse peso. O apoio incondicional dos nossos adeptos foi notado na época passada", afirmou o capitão portista, em declarações aos jornalistas.