Florentino Luís vive uma espécie 'segunda vida' no Benfica. Lançado por Bruno Lage em 2018/2019, o centrocampista afirmou-se no miolo das águias e ajudou na conquista do campeonato nacional nesta temporada. Contudo, a chegada de Julian Weigl ao clube da águia acabou por remeter Florentino Luís para um papel secundário.
O jogador saiu das opções de Bruno Lage e sentiu dificuldades para voltar a entrar nas opções do treinador, numa altura em que a pandemia acabou também por paralisar as competições e no regresso não se viu um Benfica tão dominador como se tinha visto antes da paragem.
O jovem formado na Luz teve então de procurar novas paragens para continuar a evoluir e seguiram-se vários empréstimos na carreira de Florentino Luís.
Primeiramente, o jogador seguiu para o Principado e alinhou por empréstimo no AS Mónaco, clube que acabaria por não ficar com o jogador de forma definitiva.
Sem espaço no Benfica já de Jorge Jesus, Florentino Luís rumou para a Liga espanhola e foi cedido por empréstimo ao Getafe. A temporada no país vizinho ajudou o médio a crescer profissionalmente e a angariar conhecimentos para voltar ao Benfica já com outro estatuto.
Na época 2022/2023 já com Roger Schmidt no comando técnico, Florentino Luís começou por ser lançado nos jogos de pré-temporada e começou a dar nas vistas.
A opção do técnico germânico não parou em Florentino Luís que se foi impondo no meio-campo das águias e formando uma dupla robusta com o argentino Enzo Fernández.
Atualmente, Florentino Luís é um dos indiscutíveis de Roger Schmidt, ainda que o treinador alemão dos encarnados tenha mais opções para o centro do terreno.
Com uma carga de jogos imensa em outubro é provável que Roger Schmidt faça alguma rotação no meio-campo, mas José Peseiro, antigo treinador de FC Porto, Sporting, SC Braga, Vitória de Guimarães, entre outros clubes, acredita que Roger Schmidt continuará a apostar no jovem centrocampista formado na Luz.
"O Florentino Luís é o jogador que mais bolas recupera no Benfica, o jogador que melhor pressiona, que mais preenche espaço a defender", identificou José Peseiro.
Em declarações no canal de televisão A Bola TV, o técnico que atualmente é selecionador nacional da Nigéria disse ainda que é necessário ver Florentino Luís sem bola nos jogos para perceber a sua importância.
"A gente não o vê com bola, mas sem bola a gente vê-o mais que qualquer um", considerou o treinador José Peseiro, entre elogios ao centrocampista do Benfica.