“Levaremos o vosso coração no nosso coração”, pode ler-se em mensagem divulgada este domingo
A Federação Portuguesa de Futebol divulgou uma mensagem este domingo de manhã, assinada pelo presidente, Fernando Gomes, pelo treinador, Fernando Santos, e por todos os jogadores que estão na Taça das Confederações, a manifestar a consternação da Seleção Nacional face à tragédia que se abateu sobre a zona de Pedrógão Grande, a mais grave em Portugal nos últimos 50 anos.
“O dia em que iniciamos a participação na Taça das Confederações é igualmente um dia de grande consternação e dor para o País que orgulhosamente representamos”, pode ler-se na mensagem, que acrescenta: “A tragédia ocorrida em Pedrógão Grande, que reclamou a vida de tantos dos nossos compatriotas, não pode deixar ninguém indiferente e certamente não nos deixa a nós. Nesta hora tão triste, enviamos as mais sentidas condolências às famílias, amigos e entes queridos das vítimas dos incêndios. Se temos consciência de que meras palavras não poderão minimizar a vossa dor que também é nossa, dizemo-vos, ainda assim, que hoje em campo levaremos o vosso coração no nosso coração.”
Minuto de silêncio
A FIFA autorizou a homenagem às vítimas de Pedrógão Grande e Federação Portuguesa de Futebol vai juntar verba para entregar ao município.
Ao tomar conhecimento da tragédia na zona de Pedrógão Grande, onde um incêndio de grandes proporções provocou pelo menos 62 mortos (dados atualizados às 13h24 deste domingo), a Federação Portuguesa de Futebol solicitou à FIFA o cumprimento de um minuto de silêncio antes do Portugal-México, em Kazan, marcado para as 16 horas portuguesas.
O organismo que superintende o futebol mundial concordou com a observância deste minuto de silêncio e permitiu, ainda, que os jogadores portugueses atuem com fumos negros neste seu primeiro jogo da Taça das Confederações, que decorre na Rússia até 2 de julho.
A direção da Federação Portuguesa de Futebol estipulou também que será observado um minuto de silêncio antes de todos os jogos das suas competições a realizar este domingo e na segunda-feira, 18 e 19 de junho.
Este ato simbólico visa homenagear a memória das vítimas do incêndio em Pedrógão Grande.
Benfica, Sporting, FC Porto e Rio Ave também já se manifestaram solidários, através do Twitter.
Três dias de luto
Enquanto isso, o Governo deliberou, por votação eletrónica, decretar três dias de luto nacional, a começar este domingo e a terminar esta terça-feira, na sequência do elevado número de mortes provocadas pelo incêndio que lavra desde sábado.