Portugal
Se vencer campeonato, "FC Porto pagará cerca de 10 milhões de euros em prémios"
2021-04-23 17:00:00
Vice e responsável pelas finanças do clube diz que campanha na Champions e eventual título justificam prémio ao plantel

Fernando Gomes, vice-presidente do clube azul e branco e administrador da SAD do FC Porto, com responsabilidades na área financeira, admite que a administração liderada por Pinto da Costa tem preparado um prémio milionário para o plantel, caso se sagre campeão, a juntar à epopeia na Liga dos Campeões que terminou nos quartos de final frente ao Chelsea, numa eliminatória onde os portistas ficaram sempre com a sensação de que poderiam ter tido outro destino.

"Ganhando a Liga portuguesa e com a presença nos quartos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto pagará cerca de 10 milhões de euros em prémios. Quem nos dera pagar esses prémios", indicou Fernando Gomes, esperando que seja essa mesma obrigação que a SAD portista tenha de cumprir nos próximos meses, num sinal de que o título seria revalidado e ficaria nas vitrines do Museu do FC Porto. Até porque estes são agora tempos de maior tranquilidade financeira, com as campanhas na prova milionária a colocarem o FC Porto num outro contexto, não tão 'apertado' como até aqui.

Fernando Gomes, que falava ao jornal Económico, explicou ainda a realidade financeira dos portistas e não negou que era essencial baixar a massa salarial nos próximos anos para que as contas pudessem ficar num ponto equilibrado. "Para que as coisas corram relativamente bem, deveríamos conseguir ter custos com o plantel de menos 15 milhões de euros do que temos este ano", anotou o responsável pela pasta financeira da SAD azul e branca.

Peça fundamental no 'xadrez' portista tem sido Sérgio Conceição, técnico que está em final de contrato. Fernando Gomes alinha pela mesma lógica de Pinto da Costa e não esconde que gostaria de continuar com o treinador, até porque este tem sido sinónimo de muitos milhões encaixados na Liga dos Campeões, com campanhas frequentes onde atinge as fases mais adiantadas.

"Admito que o mercado seja soberano, mas no caso do Sérgio Conceição é especial. Há muitos treinadores que batem com a mão no peito, que neste caso é bater com a mão no [símbolo] do FC Porto, que está lá junto ao coração, e muitos até dão muitos beijos no emblema", comentou Fernando Gomes, destacando que no caso de Conceição nada é feito por acaso. "Sabemos como isso é, faz parte. Mas o treinador que temos é um genuíno adepto do FC Porto."

O responsável pelas finanças do FC Porto considerou ainda que a personalidade de Sérgio Conceição leva a que todos dentro do FC Porto entendam as suas manifestações de carinho e defesa do clube que treina. "Não faz nada por marketing ou por teatro", salientou Fernando Gomes.

Em março, Pinto da Costa assumiu que esperava renovar contrato com o treinador, coisa que, aliás, já não é a primeira vez que confessa. O presidente do FC Porto tem manifestado por diversas ocasiões que espera manter o treinador durante vários anos.

"A minha ideia foi sempre que eu, como presidente, não queria outro treinador. Estava certo que ele teria sucesso. O ponto atual? O Sérgio tem contrato. É minha intenção e dele renovar", referiu Pinto da Costa, confiando que Conceição irá renovar.

"Tenho a certeza que, antes do final da época, faremos um novo contrato. Ele é uma peça importante no projeto. Há quatro anos, poucos acreditavam. Eu acreditava cegamente e continuo a acreditar que podemos fazer muito mais."