Mauro Xavier, gestor e conhecido associado do Benfica, admite que se Luís Filipe Vieira passar sem mácula dos processos que correm na justiça, poderá ser considerado como “um dos melhores presidentes da história do Benfica”.
O antigo presidente das águias deixou a liderança do Benfica na sequência de buscas e uma investigação das autoridades. Na altura, Rui Costa, que era vice-presidente, assumiu a presidência de forma interina. Depois, os associados confiaram o clube ao antigo jogador.
Mauro Xavier vê "quebrado elo de confiança" entre Roger Schmidt e benfiquistas
Luís Filipe Vieira passou a ser apenas ex-presidente e um benfiquista atento, ele que, em algumas situações, tem deixado a sua opinião a respeito do contexto encarnado.
Mauro Xavier espera pelo final dos processos na justiça para dar uma opinião a respeito da forma como Luís Filipe Vieira ficará na história do emblema lisboeta, ele que para muitos foi o presidente que dividiu o Benfica.
Sobre o atual líder das águias, Mauro Xavier diz que confia em Rui Costa, vendo o 'maestro' com "todas as condições para sair com um mandato positivo" em 2025.
Para isso, é preciso que o Benfica seja um clube de vitórias dentro de campo como Mauro Xavier espera. O gestor assumiu ainda que gostaria que Roger Schmidt não fosse mais treinador das águias.
"Se pudesse mudar alguma coisa, mudava Roger Schmidt", destacou Mauro Xavier, ciente de que "está quebrado o elo de confiança entre o treinador e os adeptos".
Para a nova época, Mauro Xavier referiu ainda que tem a esperança de que Lourenço Coelho possa aparecer mais vezes no palco mediático. "Este ano não consegui ver Lourenço Coelho", observou o associado encarnado, em declarações no podcast da Sports Tailors, destacando que o futebol do Benfica é gerido por um quarteto formado pelo presidente Rui Costa, o diretor Lourenço Coelho, o treinador Roger Schmidt e o vice-presidente responsável pelas finanças Luís Mendes.
"Mais rápido cai o Varandas que o Amorim"
Depois de falar na pressão que sente um treinador do Benfica que é "muito diferente da pressão que sente um treinador do Sporting", Mauro Xavier abordou ainda o contexto do rival da Segunda Circular.
Para Mauro Xavier, Rúben Amorim tem hoje um peso que não sente que Frederico Varandas tenha. Por isso, compreende que o presidente tenha segurado o treinador, mesmo depois de Amorim ter ficado em quarto lugar no campeonato.
"Mais rápido cai o [Frederico] Varandas que o Amorim", adiantou Mauro Xavier, certo de que "o Benfica tem um maior nível de exigência devido à sua história e à expectativa dos seus adeptos do número de vitórias que venha a alcançar".