Portugal
“Se o Taremi é batoteiro, isso tanto vale para ele como para o Rafa ou o Pote”
2023-09-14 12:50:00
Valentim Loureiro “dava cada tareia ao Pinto da Costa e ao Pimenta Machado”, diz ainda Vítor Murta

O nome do avançado portista Mehdi Taremi continua no centro dos debates sobre o estado do futebol português. Os rivais criticam o dianteiro pelas alegadas simulações, com os dragões a responderem listando supostos penáltis não assinalados cometidos sobre o iraniano.

Questionado sobre o tema durante o seminário ‘Thinking Football’, o presidente do Boavista proferiu declarações que reacenderam a polémica. “Está lá a fazer o papel dele”, disse Vítor Murta, explicando que cabe aos árbitros e videoárbitros detetarem se houve falta ou simulação.

“‘Ai, o Taremi simula’. E qual é o problema? Está lá a fazer o papel dele e o árbitro e o videoárbitro que façam os seus. Cada um tem o seu papel, temos de cuidar do futebol e deixar de dar esses tais tiros nos pés”, justificou o dirigente boavisteiro, alertando para o impacto que estas questões podem ter na venda dos direitos televisivos da I Liga para outros países, durante o seminário organizado pela Liga Portugal.

Quatro dias após estas declarações, o presidente do Boavista explicou onde pretendia chegar, comparando o portista Taremi ao benfiquista Rafa e ao sportinguista Pedro Gonçalves, também conhecido pela alcunha ‘Pote’. Para o líder axadrezado, estas polémicas prejudicam o futebol português.

“Se [Taremi] é batoteiro em atirar-se para o chão, isso tanto vale para ele como para o Rafa ou para o Pote”, afirmou Vítor Murça, ao ser questionado sobre o caso durante a entrevista para o Podcast Axadrezado.

“Valentim Loureiro dava tareia ao Pinto da Costa”

Durante cerca de duas horas, Vítor Murta respondeu a várias questões sobre o Boavista, como a rivalidade com o FC Porto. E admitiu, sem pudor: “Não gosto do FC Porto”. “Uma das fotografias que tenho no telemóvel é o meu filho a marcar um golo ao FC Porto”, acrescentou.

No entanto, a rivalidade não é motivo para dragões e panteras andarem “às cabeçadas”. “Sabemos o que sofremos por estarmos aqui [na mesma cidade] com eles, mas vou fazer o quê, andar às cabeças com eles? Não faz sentido”, insistiu.

O presidente do Boavista destacou o trabalho feito pelo histórico presidente do FC Porto, mas alertou que no clube do Bessa há um dirigente que supera os méritos de Pinto da Costa: Valentim Loureiro, que dirigiu os axadrezados entre 1978 e 1997.

“Ele [Pinto da Costa] ganhou o que ganhou, mas o maior presidente de sempre é o major Valentim Loureiro. Dava cada tareia ao Pinto da Costa e ao Pimenta Machado”, garantiu Vítor Murça, juntando nesta comparação o histórico presidente do Vitória de Guimarães.

No momento atual, o Boavista lidera o campeonato, a par de FC Porto e Sporting, com dez pontos. Seguem-se Benfica e Vitória de Guimarães, com nove pontos.