Pedro Gonçalves tem sido uma das figuras do clube de Alvalade desde que deixou o Famalicão e assinou pelo conjunto verde e branco. O atacante prolongou o seu contrato até 2027 com os leões e fica agora com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros.
Apesar das exibições e dos números alcançados de leão ao peito, Pedro Gonçalves não é um indiscutível na Seleção Nacional e não vê o seu nome associado ao interesse de 'tubarões' europeus, algo que Fernando Mendes estranha e não tem dúvidas, até, de salientar que se a cor da camisola fosse outra, porventura Pedro Gonçalves já não seria jogador da I Liga portuguesa.
"O Pedro Gonçalves se tivesse uma camisola vermelha, se calhar, valia 100 milhões de euros ou já não estava aqui. Mas isso é evidente. Não tenho a mínima dúvida. É da camisola, é e do poder que eles têm", vaticinou o antigo jogador e confesso adepto dos leões, realçando que o jogador nem é chamado aos trabalhos da Seleção Nacional.
"Nem à Seleção vai", vincou Fernando Mendes, isto a poucos dias de ser conhecida a convocatória de Roberto Martínez para a jornada da Seleção Nacional das próximas semanas.
No seguimente desta ideia, Fernando Mendes sublinhou a importância do empresário Jorge Mendes nas vendas do Benfica para o estrangeiro.
"Eu até gostava que o Jorge Mendes se pudesse virar mais para o FC Porto, mais para o Sporting na promoção dos jogadores. Porque isso é evidente, é evidente", disse o antigo jogador, certo de que o Benfica tem uma estrutura que "carrega" na "promoção" de atletas.
"É a promoção e o clube que representam que abrem portas. Mas não acho mal", salientou, lembrando o caso de Manuel Ugarte, que deixou o Sporting e foi transferido para o Paris Saint-Germain.
"O Ugarte se fosse jogador do Benfica, se calhar, ia para Inglaterra ou para França por 120 milhões de euros ou 130. Ainda agora o treinador Luís Enrique deu-lhe nota 10 e disse que há muito tempo que não via uma coisa daquelas".
"Há clubes que têm levado grandes barretes com jogadores do Benfica"
Fernando Mendes nota que o Benfica "carrega, carrega, carrega que vai para aqui e vai para ali, e vai para o outro e depois nunca são clubes medianos".
"Nunca vem um AZ Alkmaar. É Juventus, Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique, o Chelsea, o Arsenal, o Liverpool", observou o ex-futebolista, certo de que estes clubes têm enfiado "barretes" com "alguns" jogadores contratados na Luz.
"Eles são bons jogadores e alguns levam barretes e tem se visto alguns. Há clubes que têm levado grandes barretes com jogadores do Benfica. O Benfica não tem nada que ver com isso mas levam grandes barretes", concluiu.