Portugal
Se Nuno Mendes quiser sair já “não significa que não vá ter sucesso”
2021-03-17 19:40:00
Leonel Pontes trabalhou com o defesa nos sub-23 e aconselha-o a ficar mais um ano em Alvalade

O jovem lateral do Sporting Nuno Mendes foi chamado pela primeira vez à seleção nacional, “um prémio” pela forma como se tem imposto na equipa principal dos leões e também para o próprio clube, “por aquilo que tem feito com os jovens”.

A escolha de Nuno Mendes pelo selecionador nacional, Fernando Santos, coincidiu com os rumores de mercado que vão chegando de Espanha, colocando o Barcelona na corrida pelos serviços no defesa de 18 anos.

Para o treinador Leonel Pontes, que orientou Nuno Mendes nos sub-23 do Sporting, a melhor opção para o jovem seria ficar mais um ano em Alvalade. No entanto, se o lateral optar por sair já, “não significa que não vá ter sucesso” no próximo clube, seja o Barcelona, como foi adiantado pelo jornal espanhol As, seja por outros ‘tubarões’ europeus que estarão a seguir (de acordo com as imprensas locais) o novo prodígio leonino, como Real Madrid, Juventus, Manchester City, Manchester United e Liverpool.

“Provavelmente, faria mais sentido ficar cá mais um ano, amadurecer um pouco mais e sair. Mas, muitas vezes, o mercado não pensa nisto”, comentou Leonel Pontes.

Pelo contrato, Nuno Mendes está ‘preso’ ao Sporting até 2025, a não ser que algum clube bata a cláusula de rescisão fixada em 70 milhões de euros.

“Teria mais sentido ficar mais um ano, mas não significa que saindo agora não vá ter sucesso e não vá ter capacidade de se impor nas equipas para onde vá. Vai crescer mais rápido, amadurecer e tornar-se um jogador mais completo”, insistiu Leonel Pontes.

Em declarações à Renascença, o técnico salientou que o jovem lateral deu “um salto muito grande” na evolução ainda nos sub-23, onde começou por apresentar “um rendimento regular”.

“Teve uma evolução fantástica e começámos a olhar para o Nuno com outros olhos. Depois, na equipa principal do Sporting, foi titular com regularidade positiva e demonstrando aquilo aquele que é o seu talento”, reforçou o técnico.

Nuno Mendes foi a grande novidade, a par do colega de equipa de João Palhinha, no lote de 25 eleitos divulgados pelo selecionador Fernando Santos para a seleção principal, que vai iniciar a fase de qualificação para o Mundial2022 diante das congéneres do Azerbaijão, da Sérvia e do Luxemburgo.

Será a estreia do jovem lateral, que já ambiciona “mostrar” a Fernando Santos como tem evoluído em Alvalade.

“Estou a cumprir um sonho, poder treinar e jogar com jogadores do nível dos que estão na seleção principal. Estou muito contente, é um prémio para mim e para o Sporting por aquilo que tem feito com os jovens jogadores. Por isso, cabe-me continuar a mostrar aquilo que aprendi até aqui e a dar alegrias aos adeptos”, disse Nuno Mendes, ao comentar a chamada à seleção para a Sporting TV.