Portugal
"Se não se chamasse Jorge Jesus, não sei se continuaria no Benfica"
2021-05-24 16:15:00
Jorge Jesus "tem peso" e um "estatuto" que fazem com que Luís Filipe Vieira o segure, diz Vítor Manuel

Prometeu mundos e fundos mas Jorge Jesus não conquistou nada no Benfica na temporada 2020/21. Chegou com a expectativa elevada, assegurou que iria colocar a equipa a jogar "o triplo" e iria "arrasar". À medida que os objetivos da águia foram caíndo, um por um, Jorge Jesus foi procurando justificações e, entre lamentos, admitiu que a equipa do Benfica é que foi "arrasada" pela covid-19 que, a dado momento, entrou em força no balneário das águias. Nessa altura, já um dos grandes objetivos estava por terra - a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões 2020/21.

O Benfica fechou a época de mãos a abanar no que diz respeito a troféus e em terceiro lugar no campeonato, pelo que terá de disputar a fase de acesso à Liga dos Campeões na edição 2021/22. É por isso num clima de dúvidas e incertezas que partirá o Benfica para a nova época com Jorge Jesus, técnico que tem mais um ano de contrato. Jesus fica, pelo menos é a convicção de Vítor Manuel, um dos mais experimentados técnicos portugueses que acredita que se Jesus não fosse Jesus, talvez o Benfica tivesse novo timoneiro na nova época.

"Se não se chamasse Jorge Jesus, não sei se continuaria no Benfica", comentou Vítor Manuel, apontando para a ligação que o treinador tem com Luís Filipe Vieira.

Vítor Manuel realça que presidente e treinador têm um projeto para o clube a dois anos e por isso, apesar de um falhanço de todos os objetivos competitivos, depois de um investimento de milhões, não acredita que Luís Filipe Vieira troque de treinador.

"O Jorge poderá ser o homem [com capacidade para devolver os títulos ao Benfica]", referiu Vítor Manuel, recordando que, na Luz, Jorge Jesus já viveu uma época trágica em que nada conquistou, Vieira manteve-o e depois, no ano seguinte, os benfiquistas foram felizes.

"Não ganhou nada nesse, continuou e depois ganhou tudo", lembrou Vítor Manuel, lembrando que também nessa altura, em 2013, Luís Filipe Vieira foi pressionado a deixar cair o treinador.

"Vai continuar", acredita Vítor Manuel que, em declarações na A Bola TV, certo de que Jorge Jesus "tem peso" e um "estatuto" que fazem com que Luís Filipe Vieira o segure.

Mas para a temporada 2021/22, Vítor Manuel entende que Jorge Jesus terá de afastar as "dúvidas" que vão pairando sobre o Estádio da Luz, depois de uma época em branco.

A derrota na final da Taça de Portugal frente ao SC Braga, no domingo, no Estádio Cidade de Coimbra, fez cair o pano numa temporada negra para o clube da Luz que nada conquistou mas fez um investimento para lá de 100 milhões de euros.