Portugal
"Se não há golos podem inventar que as assistências também valem"
2020-11-24 13:10:00
Ex-médio do Benfica diz também que Everton precisa melhorar pois "não sabe defender"

Antigo jogador do Benfica, Maniche entende que os adeptos encarnados têm de perceber que a qualidade do atual plantel não tem que ver com a qualidade que identificava no plantel que Jorge Jesus teve à sua disposição na primeira passagem pela Luz.

"Não se pode pensar que tudo era igual quando Jorge Jesus estava no Benfica da primeira vez. Os jogadores são outros, as dinâmicas são outras e a qualidade é totalmente diferente de agora", analisou Maniche.

Em declarações na Antena 1, e numa altura em que as exibições do Benfica têm deixado a desejar, o ex-internacional português destaca que há reforços que ainda não se conseguiram afirmar na sua plenitude, como é o caso de Darwin Núñez.

"Tenho olhos na cara e sei que é muito difícil ele enganar. Tem feito a diferença na equipa do Benfica não só com golos mas com assistências", analisou Maniche, destacando que as assistências valem o que valem e um avançado terá sempre a cobrança dos adeptos relativamente a golos.

"Se não há golos podem inventar que as assistências também valem mas acima de tudo para um ponta de lança o que vale mesmo é o golo", comentou Maniche.

O antigo centrocampista português diz que "obviamente não é dar o benefício da dúvida porque também é titular na seleção uruguaia" mas acredita que Darwin ainda terá de mostrar mais créditos.

"Quero ver mais porque reparamos no Seferovic que foi o melhor marcador do Benfica há dois anos e agora não tem lugar ou o Carlos Vinícius que foi o melhor marcador e transferiu-se. Isto é o momento. Por isso, ele tem de fazer exatamente aquilo para o que foi contratado que é fazer golos".

Também Everton Cebolinha tem estado uns furos abaixo dentro do que Maniche esperava. "Era uma certeza no futebol brasileiro e está a ter algumas dificuldades em se afirmar, porque o futebol aqui é outro, é preciso pensar mais rápido, há pouco espaço".

Maniche realça que, no Brasil, Everton "tinha 30 metros para correr" coisa que aqui não acontece e encontra-lhe outra limitação. "Também não sabe defender e vai muito para zonas interiores."

Porém, Maniche acredita que o Benfica tem um plantel que poderá dar a volta à situação, dado que nas últimas quatro partidas apenas venceu uma frente ao Paredes pela margem mínima para a Taça de Portugal, somando duas derrotas consecutivas para o campeonato e um empate para a Liga Europa contra o Rangers.

"O Benfica tem jogadores experientes para dar a volta. O Benfica tem um bom plantel para fazer uma boa época", acredita Maniche, notando que se chegar outro central é possível que Otamendi derive para a direita da defesa ou Vertonghen para o lado esquerdo.

O Benfica pode selar na quinta-feira o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europahttps://bancada.pt/artigos/grandefutebol/benfica-pode-garantir-apuramento-sc-braga-a-um-pequeno-passo, na quarta jornada da fase de grupos, no reduto dos escoceses do Rangers, adversário face ao qual salvaram ‘milagrosamente’ um ponto na Luz (3-3).