Portugal
"Se não ganhar, o Sérgio não percebe nada disto". Conceição pede "proteção"
2020-11-27 13:25:00
"Não me tira o sono", diz Conceição sobre quarto lugar

O FC Porto defronta o Santa Clara naquele que será o terceiro jogo numa semana para a terceira competição diferente mas Sérgio Conceição diz que o grupo está preparado para o embate, não deixando, contudo, de fazer um reparo a quem faz o calendário.

"Não nos podemos esquecer que chegámos de madrugada. Se calhar é preciso que as pessoas pensem um bocadinho nisto e no risco dos jogadores se lesionarem", referiu.

O treinador dos dragões salientou que é "bom estar na Europa" mas é necessário olhar para o "contexto mais abrangente" e apelou a que exista "alguma proteção" para as equipas que jogam nas provas europeias, como é o caso do FC Porto que nesta semana venceu o Marselha.

"Os jogadores nem sequer descansaram no final da última época. Se não ganhar o próximo jogo, com menos de 72h, o Sérgio não percebe nada disto", referiu ainda sobre aquilo que podem ser as críticas nesse caso.

Mas Sérgio Conceição não quer pensar em desaires até porque o FC Porto tenta reduzir a desvantagem para o Sporting, equipa que comanda a classificação e que não tem provas europeias para jogar.

Questionado se acredita que isso é uma vantagem para a formação de Rúben Amorim, Sérgio Conceição concordou que se trata de um cenário "inédito".

"Nestes anos que aqui estamos é inédito. Não me tira o sono mas é a realidade [estar no quarto lugar da classificação]. Temos de olhar para a realidade e ver o que podemos fazer para estar onde queremos estar."

Antecipando dificuldades frente à equipa insular, Sérgio Conceição diz que só pensa na conquista dos três pontos para continuar a galgar posições na classificação.

"Temos de olhar para o jogo como uma final. Não temos espaço para perder mais pontos e correr o risco de nos distanciarmos do lugar que nos pertence e onde queremos estar", salientou.

Sobre o facto de nesta jornada estar em jogo uma classificação para a fase final da Taça da Liga, reservada para os seis primeiros classificados do campeonato no fim desta ronda, Sérgio Conceição disse não querer pensar noutras competições.

"Olhamos para o jogo do campeonato como algo que dá três pontos para continuarmos numa situação que nos permite olhar para os que vão à frente. Não estamos a pensar na Taça da Liga e o Santa Clara acho que também não. Pensamos só em nós e em fazer um jogo competente", garantiu, não escondendo que é importante vencer numa altura em que o clube está de luto pela morte de Reinaldo Teles.

"As emoções estão sempre ligadas à nossa vida. Existem jogadores que conheciam o Reinaldo Teles, outros nem tanto. Penso que o ambiente que existe é percetível para todos sobre a grandeza da pessoa".

Sérgio Conceição realçou ainda que a equipa técnica tentará capitalizar a perda de Reinaldo Teles no sentido de conquistar vitórias, algo que o ex-dirigente ficaria satisfeito.

"Tentamos motivar os jogadores e acho que isso é bem visível nas nossas equipas. Isso tem que ver com esse estado emocional e como o trabalhamos no futebol." 

O FC Porto, quarto classificado, com 13 pontos, joga no sábado no reduto do Santa Clara, sexto, com 10, numa partida agendada para as 18:00, que terá arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.