Portugal
“Se isto tivesse acontecido com o Benfica, o que não se falaria...”
2021-01-04 09:30:00
Calado não coloca em causa seriedade de Ferraresi, mas lembra lances semelhantes que envolvem ex-jogadores do Benfica

O FC Porto bateu ontem o Moreirense, por 3-0, em jogo da I Liga disputado no Estádio do DragãoSó nos derradeiros minutos da partida os dragões ampliaram uma vantagem que se manteve escassa até perto do fim. O triunfo, recorde-se, começou a ser construído por Sérgio Oliveira, na conversão de uma grande penalidade cometida por Ferraresi sobre Corona. 

O antigo futebolista do Benfica destaca essa falta dentro da área, cometida pelo defesa venezuelano que passou pela equipa B dos dragõesNum comentário ao encontro, Calado não pretende colocar em causa a seriedade do defesa. E apenas faz um paralelismo com outros casos semelhantes (em que ex-futebolistas encarnados cometem faltas do género diante do Benfica) para lamentar as reações. 

Nunca irei colocar os jogadores em causa. Mas, se isto tivesse acontecido com o Benfica, o que não se falaria. E o que é que já não se falou de jogadores que passaram pelo Benfica. Este rapaz passou pela equipa B do FC Porto e fez este penálti completamente despropositado”, afirmou o antigo médio 

Já assisti a situações em que colocaram jogadores em causa por terem passado pelo Benfica – algo que é muito triste. E, por isso, acho que se fosse ao contrário iríamos ter pano para mangas durante algumas semanas. Só este à parte. De resto, nada a dizer. O FC Porto acabou por ganhar bem. De qualquer forma, isto é um penálti completamente despropositado”, realçou ainda Calado, na CMTV, numa análise ao encontro.

A falta sobre Corona foi assinalada pelo árbitro Manuel Mota, depois de indicação do árbitro assistente. Ferraresi tenta fazer um 'tackle', para ganhar a bola a Corona, mas acaba por derrubar o mexicano, dentro da área.

Foi um erro brutal. Isto é algo que se ensina aos jogadores. Não consigo entender como vemos na I Liga este tipo de lances: defesas a fazer carrinhos dentro da área, sem terem a certeza se vão chegar à bola, ceifando claramente o jogador. É um penálti claríssimo”, acrescentou Calado. 

O ex-futebolista considerou que o FC Porto correu riscos”, com “o Moreirense a construir diversas situações para empatar o jogo”. Se o fizesse, considera, “poderia mexer com o psicológico dos jogadores do FC Porto” e complicar a tarefa da equipa de Sérgio Conceição.  

Os forasteiros mostraram-se “muito personalizadosbatendo-se muito bem”, mas ao atrevimento dos Cónegos o FC Porto respondeu com eficácia. Aos 22 minutos, na cobrança do castigo máximo, Sérgio Oliveira não desperdiçou, inaugurando o marcador e apontando o 10.º golo da temporada. 

O Moreirense bateu-se muito bem. As equipas mais pequenas têm poucas oportunidades, frente aos grandes. Se tivesse aproveitado algumas dessas oportunidades, poderia ter complicado a vida ao FC Porto. Aceita-se o resultado, porque o FC Porto foi superior, mas a realidade é que o jogo na segunda parte se tornou mais difícil do que certamente Sérgio Conceição esperaria”, destaca o antigo futebolista do Benfica. 

O FC Porto acabou por ganhar bem, num jogo muito difícil”, e fica à frente do Benfica, que também terá pela frente um embate muito complicado frente ao Santa ClaraAcho que o penálti é completamente despropositado. Corona é completamente ‘ceifado’”, complementa Calado 

Os dragões conseguiram os golos da tranquilidade já perto do fim, por intermédio de dois jogadores que saltaram do banco: Toni Martínez, aos 87 minutos, e Evanilson, aos 91. Antes, o espanhol marcara, mas o tento foi anulado pelo VAR, devido a um fora de jogo de Taremi, por escassos três centímetros.

Com este triunfo, a equipa azul e branca ascendeu ao segundo lugar, em virtude do adiamento do embate entre Santa Clara e Benfica, que se deveria ter disupado ontem, nos Açores. O mau tempo determinou que a partida fosse suspensa ao sexto minuto. Os clubes chegaram a acordo e vão defrontar-se nesta segunda-feira.

Esta remarcação tem implicações também no próximo encontro dos encarnados da 13.ª jornada, diante do Tondela, inicialmente marcado para quinta-feira. Esse jogo foi também adiado

Tags: