Portugal
"Se fosse o Otávio expulso num lance daqueles... Saúdo a postura do Benfica"
2023-02-10 10:40:00
"O FC Porto muitas vezes pela forma como pressiona os árbitros estraga o espetáculo", diz ex-dirigente dos leões

O SC Braga bateu o Benfica mas na Pedreira assistiu-se a um jogo carregado de casos de arbitragem que não passaram despercebidos entre os rivais de águias e guerreiros do Minho, com o antigo dirigente do Sporting Carlos Barbosa da Cruz a dizer que é preciso dar os "parabéns" aos jogadores do Benfica pela forma como encararam o jogo de Braga e a decisão do árbitro Tiago Martins e do VAR Fábio Melo em mandar mais cedo para os balneários o dinamarquês Alexander Bah.

Num jogo em que a turma encarnada terminou reduzida a nove jogadores, uma vez que também Morato foi expulso por acumulação de amarelos no prolongamento, Carlos Barbosa da Cruz diz que fala sem ironia para elogiar a forma como a turma treinada por Roger Schmidt se comportou em campo.

"Sem ironia eu queria dar os parabéns ao Benfica por uma situação que se ligou com a expulsão, julgo que justa e indiscutível de [Alexander] Bah", disse Barbosa da Cruz.

"E queria dar aos profissionais do Benfica os parabéns pela maneira como eles reagiram. Foram profissionais, acataram a decisão do árbitro e pus-me a pensar que se tivesse sido, por exemplo, o Otávio a ser expulso por um lance daqueles...", referiu o antigo dirigente e advogado verde e branco.

Para Carlos Barbosa da Cruz, esta "é a diferença entre ser profissional e encarar as decisões do árbitro como decisões válidas e incorrer como o FC Porto, que é useiro e vezeiro de cada vez que há uma situação desfavorável naquela coreografia intimidatória que todos conhecemos e não vale a pena estar a falar".

"Isso acho que mostra a maturidade de uma equipa"

"Saúdo a postura dos atletas do Benfica porque foi uma postura responsável e profissional. E isso acho que mostra a maturidade de uma equipa", acrescentou Carlos Barbosa da Cruz, que falava em declarações num programa de desporto da CMTV.

O antigo dirigente do clube de Alvalade observou que isto tem que ver "com a forma como o jogo é assumido". "A verdade é esta. O FC Porto muitas vezes pela forma como pressiona os árbitros estraga o espetáculo", concluiu Carlos Barbosa da Cruz.

O Benfica está fora da Taça de Portugal, tal como o Sporting, sendo que FC Porto, SC Braga, Nacional da Madeira e Famalicão são nesta altura os candidatos a marcar presença na final da Prova Rainha a realizar no Estádio Nacional do Jamor.

Os azuis e brancos vão defrontar o Famalicão nas meias-finais da competição, enquanto que o SC Braga terá pela frente o único representante do segundo escalão do futebol português, os insulares do Nacional.